Cursos de graduação da Ufam obtiveram nota máxima no Enade

Os cursos de Odontologia, Educação Física e Zootecnia da Ufam obtiveram o conceito máximo na edição de 2016 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os cursos de Serviço Social, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia também foram bem avaliados, alcançando o conceito 4.

Para o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Luiz Botelho, as colocações se justificam no resultado do trabalho em conjunto, executado pela Administração Superior, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), pelas coordenações dos cursos e, principalmente, pelos estudantes. “O Núcleo Docente Estruturante (NDE) reuniu mecanismos de mobilização e conscientização dos discentes em relação ao processo”, acrescentou.

De acordo com a diretora em exercício da Faculdade de Odontologia (FAO), professora Carina Toda, o resultado do Enade 2016 atesta o empenho coletivo dos segmentos da Universidade ao longo dos anos. “A avaliação coloca o nosso curso entre os melhores do país”, disse, ressaltando o fato de se tratar de uma Universidade do Norte do Brasil, o que torna o reconhecimento ainda mais importante.

O coordenador de curso da FAO, professor Ary Alves Filho, citou a capacitação dos docentes, a realização de encontros pedagógicos e a participação efetiva dos estudantes como alguns dos fatores que tornaram possível a conquista atual. “Temos quase 100% do quadro docente formado por doutores”, informou.

Já para a diretora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professora Artemis Soares, a notícia do excelente desempenho do curso foi recebida com muito entusiasmo. Segundo a diretora, a atuação dos docentes foi fundamental para o sucesso no Enade. “Acredito que isso é resultado do compromisso dos professores da Unidade que incentivaram os estudantes com diferentes atividades, com a realização de projetos de pesquisa. Tudo isso faz com que os alunos aprendam mais”, explicou.

Realizaram a prova do exame em novembro de 2016 os estudantes concluintes dos cursos de Agronomia; Educação Física - Promoção em Saúde e Lazer; Educação Física - Treinamento Esportivo; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Odontologia; Serviço Social e Zootecnia, ministrados em Manaus, além dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, da Unidade da Ufam em Coari; Agronomia, da unidade de Humaitá; Agronomia e Farmácia, da unidade de Itacoatiara e Serviço Social e Zootecnia, da unidade de Parintins.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o grau de domínio dos conteúdos programáticos dos alunos finalistas dos cursos de graduação do Brasil. O conceito atribuído ao curso servirá de base para os indicadores de desempenho da formação superior do país, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).