PCTIS apresenta implementação de projetos a representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS)

Articulação da Universidade com os saberes tradicionais; alternativas de criação de aves durante o período da cheia do rio Amazonas, utilização das Mídias digitais para a inclusão social e a prestação de assistência jurídica itinerante demonstraram a abrangência multidisciplinar dos projetos e parcerias do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS). As referidas atividades foram apresentadas aos representantes do SECIS, Ricardo Pereira e David Fernando Camargo, que estão na UFAM até o próximo dia 26 de abril para acompanhar as ações do PCTIS.

Após a visita, eles devem emitir um relatório sobre a visita de acompanhamento.A atuação do PCTIS atinge 35 municípios amazonenses, alcançando 200 mil pessoas, diretamente, e 800 mil, indiretamente. A Pró-reitora de Inovação Tecnológica e Coordenadora do PCTIS, professora Socorro Chaves, destacou a oportunidade de apresentar tanta produção ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “Durante essa semana serão apresentados os projetos do Território 1 do Parque Científico e Tecnológico para a Inclusão Social, que engloba as ações implementadas em Manaus e Região Metropolitana. Como as ações do Parque se expandiram bastante, foi mudado o cronograma de acompanhamento. Agora, a cada dois meses receberemos as visitas de monitoramento. Sabemos que é impossível ver tudo de uma vez só. Nesta semana de visita, eles vão conseguir visitar apenas 30% das ações do Território 1 do PCTIS, mas sairão daqui com dados que mostram a abrangência de nossas ações”, declarou a professora Socorro Chaves.

Para o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ricardo Pereira, o que se avalia é o impacto no público beneficiado. “O foco do nosso acompanhamento é mensurar o impacto das ações apresentadas, considerando o estágio de implementação do PCTIS”, destacou o servidor do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O professor de Direito Internacional, Adriano Ferreira, apresentou o projeto “Justiça no Reino das Águas”, que oferece serviços jurídicos tais como emissão de certidão de Nascimento, casamentos e atestados de óbito, levando cidadania aos habitantes do interior do Estado. O projeto apresentado conseguiu visibilidade internacional com o documentário da BBC de Londres e a Premiação Nacional de Direitos Humanos.  O professor de Direito Internacional apresentou também o Mundi, um projeto que reúne mais de setecentos alunos do Ensino Médio para a simulação das reuniões do Conselho de Segurança da ONU.

Para o Professor Gilson Monteiro, coordenador do Ecoem (programa de Mídias digitais), a demonstração das atividades do PCTIS é uma oportunidade para que os avaliadores visualizem os projetos que precisam de mais investimentos. “Cada vez que apresento o Ecoem, um programa que tem entre seus objetivos a digitalização de todos os processos dentro da Universidade, descubro mais inovações a serem incorporadas. Ao final das reuniões de acompanhamento, os avaliadores do Ministério da Ciência e Tecnologia percebem que projetos precisam de mais recursos e esse é o momento de demonstrarmos nossas conquistas e demandas”, declarou o coordenador do Ecoem.

Programação da visita de acompanhanhamento

Na tarde desta terça-feira, os avaliadores visitam a Central Analítica, o BIOCENTRO, o NUSEC e o CDTECH. Na quarta-feira (24),  a visita de acompanhamento das ações do PCTIS serão em Manacapuru e em Novo Airão. Na quinta-feira, a programação de visitas continua  na área de Manejo do Arumã e no Cacau Pirera, na Associação de Mulheres. Na sexta-feira será realizada a visita aos catadores do rio Piorini.