Nova direção na Faculdade de Psicologia
“Assumir um cargo de direção é uma atitude de desprendimento de sua vida pessoal em prol da instituição”. Com essas palavras a reitora Márcia Perales dá posse à nova direção da Faculdade de Psicologia. A posse da nova gestão aconteceu na manhã do dia 23 de novembro na Faculdade de Psicologia.
A solenidade contou com a presença da reitora Márcia Peráles presidindo a mesa, tendo como membros a diretora, professora Iolete Ribeiro da Silva, o coordenador acadêmico, professor Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira e a coordenadora administrativa, Zuila Paulino Cavalcante, todos eleitos no último pleito da unidade acadêmica.
Após a leitura do currículo de cada membro da direção, foi assinado o “compromisso de bem fielmente exercer o cargo ao qual foi designado e empossado”.
A coordenadora administrativa, técnica-administrativa em educação Zuila Cavalcante, ressaltou em seu discurso que espera atender as expectativas depositadas nesta gestão.
Em seguida, o coordenador acadêmico, professor Sérgio Oliveira, disse que uma boa administração deve sempre buscar o equilíbrio entre os agentes que compõem uma unidade acadêmica, e que assumir a coordenação acadêmica não é somente assumir um cargo, mas, sim, assumir as responsabilidades inerentes ao mesmo.
Em seu discurso, a nova diretora da Faculdade de Psicologia, destacou que “este é o momento da consolidação de tudo o que foi discutido anteriormente com todos os colegas da unidade”. A busca por uma maior excelência na formação dos profissionais em psicologia é o desafio a ser superada por esta nova gestão, no intuito de construir um curso de qualidade e um ambiente fraterno.
Após o pronunciamento dos novos dirigentes, a reitora Márcia Perales encerrou a cerimônia reiterando o apoio à nova gestão, escolhida pela comunidade acadêmica de Psicologia. A reitora explanou que a UFAM tem avançado não só no quantitativo, mas, também, no que é subjacente aos cursos, aos docentes, aos técnicos e à comunidade em geral.
Outro ponto destacado pela reitora foi o fato de hoje a interiorização ser diferente ao que era há alguns anos. Antes os profissionais tinham que sair de seus municípios para se qualificarem em Manaus. Hoje essa qualificação é feita no próprio município.
Finalizou dizendo que “não há na instituição nenhuma estrela guia. Há pessoas que buscam uma UFAM melhor”.
Para a nova gestão, o maior desafio a ser alcançado é a consolidação da pós-graduação, que já possui um Mestrado, na busca da implantação do Doutorado.