Neai discute sistema de parentesco de indígenas Tukano (2)

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena da Ufam (Neai) realiza mais uma edição de seus seminários de pesquisa às 9h desta segunda-feira, 21, na sala 12 do bloco da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do Campus Universitário.

Com o tema ‘Pessoa e parentesco Tukano’, a atividade consiste na exposição de dados preliminares de uma pesquisa relacionada aos costumes, aos elementos culturais e ao sistema de parentesco de indígenas da etnia Tukano, residentes no Alto Rio Negro.

Responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, que foi feita de forma colaborativa com o indígena Tukano Arlindo Maia, o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Geraldo Andrello, será o palestrante. O pesquisador é também autor do livro ‘Cidade do índio’, de caráter etnográfico.

Sobre o palestrante

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Participou de diversos projetos de pesquisa e assessoria, entre grupos indígenas de Roraima, do Alto Rio Negro e de demais localidades da Amazônia brasileira, em especial com a participação das etnias Taurepáng, Tukano e Tariano. Suas pesquisas se concentram na história e na situação contemporânea das sociedades indígenas no Norte amazônico e nas questões socioambientais com as quais as organizações indígenas se envolvem desde a década de 1990. Neste campo, atuou como assessor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) entre 1994 e 2008, período em que colaborou com convênios e projetos ambientais e culturais, que esta organização desenvolve junto a vários grupos indígenas do Rio Negro, com apoio de órgãos governamentais e de agências internacionais.

Sobre o Neai

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da Ufam, o Neai congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo sobre temas e problemas relacionados às comunidades indígenas.