VI Semana de Psicologia comemora 21 anos de criação do curso e Dia do Psicólogo

A conferência de abertura será no dia 21 de agosto, às 18h, no auditório Eulálio Chaves

Entre os dias 21 e 25 de agosto, a Faculdade de Psicologia (Fapsi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no Setor Sul do Campus Universitário, promove a VI Semana de Psicologia, como parte da comemoração pelos 21 anos de criação do curso e em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no próximo dia 27. ‘O futuro da Psicologia: Novas perspectivas para ciência e profissão’ é o tema do evento.

As atividades incluem palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, oficinas e mostras acadêmicas a serem realizadas em vários locais do Setor Sul do Campus. Informações e inscrições estão disponíveis para graduandos da Ufam, estudantes de outras instituições e profissionais na página da Semana de Psicologia da Ufam 2017.

Conferência

A abertura ocorre no dia 21 de agosto, às 18h, no auditório Eulálio Chaves. A mesa terá a participação do reitor, professor Sylvio Puga; da diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro; do presidente do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Gibson Alves dos Santos; do representante do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Psicólogas/os do Amazonas (Sintrapsi), Paulo Victor Telles de Almeida; da coordenadora do Centro Acadêmico do curso, graduanda Vitória Guimarães de Souza.

Após a conferência, um dos fundadores do curso, professor Luís Alberto Passos Presa, proferirá a palestra magna intitulada "Faculdade de Psicologia: História e Projeções para o Futuro".

Esporte, saúde mental e arte

Na terça, 22 de agosto, a programação terá inicio à tarde com atividades simultâneas. Fazem parte da mesa "Psicologia do Esporte no Amazonas: Desafios e Perspectivas", a professora Cristianne Almeida Carvalho, docente da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e representante da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), além do psicólogo francês Nicolas Vidal, que compartilhará seus dez anos de experiência na área.

No mesmo dia, o professor Ewerton Helder Bentes de Castro ministra o minicurso ‘Psicologia, Câncer e AIDS’ e a professora Claudia Regina Brandão Sampaio, a oficina ‘Vivência em arte comunitária’. À noite, os temas abordados serão saúde mental da comunidade universitária, gênero, formação e violência obstétrica.

Laboratórios em Psicologia

No terceiro dia, 23 de agosto, serão realizados os minicursos "Produção de artigo científico", com a professora Denise Gutierrez, e "O que te desafia? O paciente ansioso ou deprimido?", este segundo oferecido pelo Laboratório de Intervenção em Ciências Cognitivas (Labicc) e sob a coordenação da professora Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida.

Ainda na quarta, a oficina "Analítica Existencial: Prática psicoterápica fenomenológica" será dirigida pelo psicólogo Cleison Guimarães Pimentel, membro Laboratório de Psicologia Fenomenológico Existencial (Labfen). À noite, além de minicursos e oficinas, o professor Marcelo Aguilar Calegare ministrará a palestra "A psicologia nos interiores do Amazonas" e a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maria Luciana Oliveira Lopes, discorrerá sobre "Política Públicas de Saúde Mental".

Exposição de trabalhos

No dia 24 de agosto, a programação vespertina inclui a mesa redonda "Análise da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia" e o minicurso "Informação e documentação para pesquisa: Uso de base de dados". À noite, serão apresentados trabalhos de estudantes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior do Amazonas. Direitos humanos, saúde mental, psicologia jurídica, psicologia do esporte, psicologia ambiental, gênero, saúde no trabalho e qualidade de vida estão entre os temas.

Simultaneamente, a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ângela Soligo mediará uma roda de conversa sobre Raça e Gênero; e o professor da Ufam José Humberto ministrará a palestra "Empreendedorismo e Psicologia".

Encerramento

No último dia do evento, Ângela Soligo explanará "O futuro da psicologia: Novas perspectivas para ciência e profissão" em sua palestra anterior ao encerramento.