Icomp realiza solenidade de outorga de grau para 12 formandos

Foi a vez de doze formandos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação do Instituto de Computação da Ufam (Icomp) receberem a outorga de grau de bacharelado. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 16, no Auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do campus universitário, reunindo alunos, familiares, professores e técnico-administrativos.

Na mesa de honra presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, estavam a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner; os paraninfos dos cursos, professores João Marcos Cavalcanti e César Augusto Melo; e os patronos, professores Altigran da Silva e Raimundo Barreto. Também estiveram presentes o coordenador acadêmico do Icomp, professor Leandro Galvão; o coordenador de Ciências da Computação, professor Alexandre Passito; e professor Bruno Gadelha, representando a coordenação do curso de Sistemas de Informação.

Os formandos em Ciências da Computação foram: Ives Matheus Alves, Jade Rodrigues, Jean Figueiredo, Jonathas Cavalcante, Juscelino Saraiva, Leon Barroso, Mailson Marques e Manoel Gomes. Já em Sistemas de Informação, formaram-se os alunos Larissa Bentes, Saymon Souza, Thiago Takahashi e Thiago da Silva.

Laços

Em sua fala, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, enfatizou o vínculo permanente entre os agora ex-alunos e a Instituição. "Esta não é uma cerimônia de partida, mas de chegada. Chegada ao mercado de trabalho e à sociedade que anseia por profissionais da área de Informática. Hoje se rompe um cordão umbilical do ponto de vista formal da educação, mas jamais se romperá o cordão que une os senhores à nossa Ufam”, disse o reitor.

“Sintam-se representados e representantes de cada professor que transmitiu o conhecimento gravado em vocês. Cada um tem agora responsabilidade de fazer jus ao legado do Icomp, de ser efetivamente o melhor profissional que puder. Vocês entraram como diamantes brutos e saem como joias lapidadas da nossa instituição”, finalizou.

Formação de excelência

Já a diretora do Icomp afirmou sua confiança na qualidade da formação oferecida aos novos bacharéis. “Não temos dúvida de que demos o máximo para que vocês tivessem a melhor formação técnica. Esperamos que sejam excelentes profissionais, cumprindo o juramento de fazer o melhor para o desenvolvimento da coletividade. Estamos vivendo a revolução computacional e vocês serão autores dessa revolução, que só será válida se for pensada na inclusão social com soluções que beneficiem muitos”, discursou a professora Tanara.

A docente garantiu que o Instituto estará de portas abertas para os formandos, dessa vez na pós-graduação. “Vocês tiveram a chance de estudar numa das melhores graduações do país e terão a chance de estudar em uma das melhores pós-graduações. O mestrado e o doutorado não são apenas mais diplomas, eles os colocarão num patamar de fazer as mudanças que a sociedade precisa”, disse. Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) estão entres os 13 melhores da área no País, segundo a diretora.

Discursos

Escolhida como oradora da turma de Ciências da Computação, a aluna Jade Rodrigues falou das inúmeras competências envolvidas na profissão escolhida. “Não existem limites para as coisas que podemos criar com as habilidades que adquirimos e desenvolvemos durante o curso. Uma vez, durante um projeto, disse a um amigo que ele havia nascido para a computação e ele respondeu que eu não dissesse isso, pois seus conhecimentos eram frutos de sua persistência. Sejamos, então, persistentes em nossos sonhos e projetos futuros como fomos para chegar até aqui”, declarou a formanda.

Jade também destacou a qualidade do curso, o melhor de Ciências da Computação das universidades federais brasileiras. “Posso dizer que fomos formados em um instituto de excelência e desejo que sejamos todos fonte dessa excelência por onde quer que passemos em nossa carreira profissional”, completou.

O estudante Thiago da Silva discursou em nome da turma de Sistemas de Informação e expressou confiança no papel da profissão na transformação da sociedade. “Vivemos a tecnologia e o que já foi visto como futuro, vivemos com várias impossibilidades e não existe melhor amiga para nos ajudar a solucioná-las do que a Informática. Nesses anos de estudo, nos dedicamos em decifrá-la para que fôssemos capazes de desenvolver soluções que ajudem no dia a dia das pessoas”, disse Thiago.

“A educação foi a divisora de águas em nossas vidas e pode exercer o mesmo papel na vida de outras pessoas. Por isso, agradecemos nossos mestres e pedimos para que continuem executando esse precioso trabalho”, reconheceu o estudante.