A Universidade tem muitos motivos para comemorar o Dia Nacional da Saúde

Cais oferece vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e Difteria e tétano. Além disso, às segundas-feiras são realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

O 5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde em alusão à importância da educação sanitária e tem o objetivo de  sensibilizar a população brasileira sobre os cuidados com a saúde, além de ser uma homenagem à trajetória de Oswaldo Cruz, nascido nesse dia e cujo trabalho ajudou a erradicar epidemias no País entre o fim do século XIX e o início do século XX.

Izete Lopes, técnica em Enfermagem há 15 anos na Ufam, afere pressão arterial do engenheiro da Prefeitura do Campus, Mário Roberto BarrosoIzete Lopes, técnica em Enfermagem há 15 anos na Ufam, afere pressão arterial do engenheiro da Prefeitura do Campus, Mário Roberto Barroso

A Universidade Federal do Amazonas tem se destacado na prestação de serviços de saúde por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), dos Hospitais Universitários Getúlio Vargas e Francisca Mendes (HUGV e HUFM), do Ambulatório Araújo Lima, da Clínica de Odontologia e do Centro de Serviços de Psicologia Aplicada (CSPA). Seja cuidando da saúde física ou mental, a Instituição contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades interna e externa.

O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) também desenvolve ações voltadas para a saúde. Trata-se de um programa de extensão voltado ao desenvolvimento de capacidades e à inclusão social de pessoas com deficiência física ou intelectual, promovendo atividades esportivas gratuitas, dentre as quais natação, futsal e atletismo. De crianças a idosos, as turmas são acompanhadas por professores e acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Medicina, Pedagogia, Letras, dentre outras, em atividades distribuídas conforme o tipo de deficiência.

O diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), TAE Ronaldo Bastos, informa que o Cais está passando por uma reestruturação para avaliar demanda e oferta de serviços à comunidade acadêmica e à população do entorno. “Estamos levantando quais serviços estão funcionais e nossa capacidade de atendimento. O enfoque é no que podemos ofertar com material e pessoal disponível”, avalia o gestor.

“Em relação aos servidores, temos uma política de atenção específica. Teremos muitas atividades preventivas e ações de combate a tabagismo, alcoolismo e outras drogas, por exemplo. Pretendemos, ainda, fazer um levantamento sobre a saúde mental, que é necessário, ainda mais em uma instituição como esta, onde lidamos com a mente, o estresse... Existem conflitos pessoais que podem influenciar a atenção dos estudantes, a dedicação dos docentes, a administração dos setores entre os técnicos”, elenca o diretor do DSQV, sobre as estratégias de investimento em promoção de saúde. “Numa instituição de ensino, se você não tiver qualidade de vida, saúde física, mental e social, você não consegue produzir”, pontua.

Atenção à saúde

O Cais realiza vigilância e promoção à saúde por meio de atendimento médico - com clínico geral e ginecologista -, psicológico, odontológico e de enfermagem. Este último setor oferece imunização, curativos de pequena complexidade, retirada de pontos, administração de medicamentos injetáveis, pré-natal de baixo risco, planejamento familiar, preventivo, verificação de sinais vitais e teste rápido de HIV. Na odontologia, são realizados procedimentos básicos de rotina, como restaurações, aplicação de flúor e raspagem de tártaro.

Diretor do DSQV, TAE Ronaldo Bastos afirma que as ações de assistência em saúde serão redimensionadasDiretor do DSQV, TAE Ronaldo Bastos afirma que as ações de assistência em saúde serão redimensionadas

Conforme explica a enfermeira Monique Teixeira, o atendimento básico é voltado a discentes e servidores, além dos terceirizados e dos participantes de projetos como o Proamde. “A imunização, por exemplo, é livre ao público, enquanto as campanhas são feitas por demanda, como a Influenza, que nós recebemos entre abril e maio. Os alunos do Proamde são o maior público no teste dermatológico, porque geralmente fazem atividades na piscina”, exemplifica.

Durante as campanhas de imunização, são distribuídas cerca de duas mil doses anuais de vacina nas unidades internas e externas da Ufam. Além disso, os exames como Preventivo, inspeção dermatológica e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais também são realizados na unidade localizada no Setor Sul do Campus Universitário.

A estudante de Ciências Biológicas Regiane Linhares, 21, já teve acesso a três dos serviços ofertados no Centro de Atenção da Universidade: ginecologia, avaliação dermatológica e odontologia. “Mesmo com atendimento básico, sem pronto atendimento, é bom a gente ter acesso a esses serviços na própria Ufam, porque tem estudantes que passam o dia aqui”, analisa a universitária.

Atendimento hospitalar

Já nos hospitais universitários, o trabalho é mais voltado ao público externo. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o HUGV oferece 44 especialidades e realiza exames, internações e cirurgias. No Ambulatório Araújo Lima, vinculado a esse hospital, são realizados mais de 130 mil atendimentos e cerca de 370 mil exames anuais.

A nova estrutura, distribuída em 13 pavimentos, possui UTI, centros cirúrgicos, central de material e esterilização, quatro andares de enfermaria, garagens e heliponto, além do moderno e bem equipado Centro de Imagem com aparelhos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia; equipamentos para ressonâncias magnéticas; tomografias computadorizadas; ultrassonografias; mamografias e aparelhos de raio-X.

Atendimento no HUGVAtendimento no HUGVO HUFM, referência da alta complexidade em Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Vascular de Alta Complexidade, Endovascular e Elotrofisiologia, também realiza procedimentos nas áreas de pediatria, ginecologia e vascular e internações.

O Clube do Coração é um projeto desenvolvido no HUFM com o objetivo de congregar os pacientes cardiopatas num clube de serviços promovidos pela equipe multiprofissional do hospital. Por meio de atividades educativas, preventivas, recreativas e culturais, os pacientes são orientados sobre adoção de hábitos saudáveis e fatores de risco familiares e pessoais.

Odontologia e Psicologia

Em relação ao tratamento odontológico, a Clínica da Faculdade de Odontologia atende a população em três ambulatórios com 53 equipamentos e 21 unidades de trabalho. São realizados mais de oito mil atendimentos anuais gratuitos à população amazonense.

Atuando em outra importante frente, o CSPA funciona como uma clínica-escola vinculada à Faculdade de Psicologia (Fapsi) e oferece atendimento psicoterápico e avaliação psicológica gratuita. Para esse serviço, são ofertadas 60 vagas por semestre.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (folheto-saúde-01.jpg)Folheto Serviços em Saúde[ ]177 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable