Ufam garante pagamento de 500 bolsas para alunos com projetos do Pibic

Reunião definiu liberação de recursos para beneficiar alunos de ICReunião definiu liberação de recursos para beneficiar alunos de IC

Para garantir o andamento de pesquisas de iniciação científica desenvolvidas por alunos em nível de graduação na Ufam, o reitor da Universidade e a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) anunciaram, na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, o pagamento de 500 bolsas (além de 61 já previstas) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Esse quantitativo é parte do total de 1.084 projetos de IC aprovados, cujos pagamentos estavam, até ontem, indefinidos. 
 
Agora, todos os alunos aptos a receberem e que tenham tido projetos aceitos por mérito para execução no PIBIC 2017/2018, poderão se dedicar às atividades voltadas ao programa, sem preocupação com o custeio. 
 
A decisão de fomentar o programa, segundo o reitor, professor Sylvio Puga, leva em consideração a importância da atividade de iniciação científica ainda no nível de graduação. 
 
"Esse Programa estimula o nosso aluno a participar da pesquisa, pois entendemos que a Universidade não se restringe somente à graduação ou extensão. Assim, o aluno que participa do programa se torna um potencial candidato a pesquisador no futuro, alguém que se dedicará ao mestrado, ao doutorado e à produção de conhecimento", considerou.

Equipe da Propesp envolvida no PibicEquipe da Propesp envolvida no Pibic

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, lembra que o País enfrenta um quadro grave de corte e contingenciamento dos recursos no campo da ciência e tecnologia e que esses setores não podem estar à parte da política de desenvolvimento. 
 
"Começamos nossa jornada à frente da Propesp com uma quantidade considerável de projetos de Pibic, mas só metade deles dotados de bolsas. O reitor não somente nos garantiu o pagamento das que começam a vigorar neste mês, mas nos transmitiu o desejo de ampliar a oferta", revelou. 
 
A pró-reitora explicou, ainda, que as bolsas têm vigência de 12 meses e ao término do programa, o aluno-pesquisador apresenta à comunidade acadêmica, o resultado dos seus estudos como forma de prestação contas. Os projetos são originados de todas as unidades acadêmicas, em todas as áreas do conhecimento, tanto da capital, quanto no interior. 
 
Suporte institucional 
 
O anúncio do pagamento das bolsas aconteceu em reunião que contou, também, com a presença do diretor de pesquisa, professor Jamal Chaar, da professora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação das Pós-Graduações, Adriana Malheiro e do diretor Departamento de Programas Institucionais, professor Henry Vieira, além do responsável pelo Defin, Charles Antônio.
 
Abaixo, a relação de distribuição das bolsas, que são conferidas aos alunos com projetos aprovados nos comitês científicos de cada área do conhecimento. 
 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable