Ufam forma nova equipe de brigada de incêndio

Servidores foram instruídos em simulação de incêndioServidores foram instruídos em simulação de incêndioPor Carlos William
Equipe Ascom

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 28, atividade prática correspondente à finalização do curso de Brigada de Incêndio destinado a servidores, ofertado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) e da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD), no estacionamento da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (Feff).

O objetivo do treinamento consiste em agregar noções básicas acerca dos procedimentos necessários para o combate ao incêndio, por meio do manejo de mangueiras projetadas para tanto e de extintores.

A área florestal e de preservação ambiental onde se concentram os Institutos e Faculdades do Campus sede demanda cautela reforçada em relação à prevenção de acidentes envolvendo fogo, pois  ventos e chuvas podem provocar quedas de energia, responsáveis pela queima de equipamentos eletrônicos utilizados pela comunidade acadêmica e pela sobrecarga de tomadas elétricas. Treinamento envolve aptidões físicasTreinamento envolve aptidões físicas

Idealizador do projeto e encarregado da coordenação do curso de capacitação, o engenheiro de segurança da Divisão de Saúde e Segurança do trabalho (DSST) do Cais, Luís Carlos, afirma que esta primeira turma comporta apenas membros da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e da Progesp e, portanto, ao final da última semana de cada mês a equipe desta divisão formará uma nova turma para compor outros grupos brigadistas, processo que deverá ser desenvolvido no decorrer de 19 meses, com a finalidade de contemplar todas as outras unidades acadêmicas, incluindo os campi do interior do Amazonas (Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara, Coari e Parintins). “Por se tratar de uma instituição federal, o corpo de bombeiros não tem por obrigação a fiscalização regular do local. De posse desta informação, pretendemos garantir a segurança patrimonial de modo abrangente, através do empoderamento de nossos servidores”, esclareceu. Segundo ele, após o término do período previsto para conclusão das capacitações, as equipes serão recicladas, de modo que outras pessoas adquiram os conhecimentos fundamentais para viabilização da segurança.

Equipamentos devem ser usados com frequênciaEquipamentos devem ser usados com frequênciaPriscila Mendes, servidora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Progesp (DSQV), avalia a experiência como imprescindível e destaca a etapa de direcionamentos quanto às ações de primeiros socorros em situações emergenciais como a mais importante, pois as noções obtidas a tornarão apta para ajudar pessoas, tanto em ambientes profissionais quanto pessoais. “Até então, não existiam muitas equipes com estas habilidades aqui na Ufam. O ideal é que o curso seja oferecido novamente em outros momentos”, pontuou.

Orientador desta prática de combate ao incêndio e membro da Academia de Bombeiros Civis do Amazonas (ABCAM), Pablo Farias reiterou a necessidade de uso contínuo dos equipamentos e de manutenção devida, quando necessário, para que não apresentem danos. “Espero encontrá-los em treinamentos futuros”, declarou à nova turma brigadista.