Ufam programa instalação de novo mestrado profissional

Curso tem nota 4 no aval da CapesCurso tem nota 4 no aval da CapesPor Carlos William
Equipe Ascom

Com a finalidade de estabelecer parceria interinstitucional para implementar o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), a Ufam recebeu na manhã desta quinta-feira, 20, coordenadores do projeto já consolidado em 12 pontos focais do Brasil.

Estiveram presentes na reunião o reitor da Universidade, professor Sylvio Puga; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho; o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), João Inácio Soletti; o docente da Ufal e representante da associação coordenadora do PROFNIT, o Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), professor Josealdo Tonholo; o coordenador adjunto do Programa na Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Marcelo Farid; os professores da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Dalton Vilela e Daniel Armond (coordenador local do PROFNIT).

Demanda

Engendrado pelo Fortec, o PROFNIT é um mestrado profissional em rede nacional e em processo de expansão que visa à ampliação de sua capilaridade por todo o território brasileiro. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 19 de junho de 2015, o programa já possui 300 estudantes. Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Ceará são alguns dos estados em adesão.

O curso ofertado possui viés especificamente direcionado para gestores de inovação que, de acordo com as colocações do professor Josealdo Tonholo, tratam-se de dirigentes de setores institucionais que reúnem mecanismos para impulsionar diferentes espécies de ações inovadoras, a depender dos objetivos incorporados pela organização. “Na Ufam, estes gestores são os pró-reitores de Planejamento e de Inovação Tecnológica; em uma grande corporação do setor privado, são os responsáveis por elaborar pesquisas de desenvolvimento”, ilustrou o professor. Segundo ele, a formação de agentes de inovação com a qual o grupo pretende contribuir facilitaria o intercâmbio intelectual e funcional entre o micro ou pequeno empreendedor e a Universidade, o que resultaria em maiores subsídios para o desenvolvimento da região Norte e, consequentemente, do País.

Cronograma de instalação

Para efetivar a implementação do Programa na Ufam, que ficaria localizado na FES, a primeira ação necessária consiste na aprovação da Capes no mês de outubro, em análise que averiguará a compatibilidade do quadro técnico local com o perfil esperado do curso (que possui nota 4 pelo aval desta Coordenação, que tem nota 5 como referêcia máxima) e as condições de oferta de vagas (oito doutores são requeridos, no mínimo, e 14 voluntários já foram constatados). Caso aprovada até novembro, a proposta passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufam (Consepe). A expectativa é a possibilidade de formação da primeira turma até março de 2018.