Departamento de Apoio ao Servidor realiza mutirão de vacinação contra a gripe H1N1 na UFAM

Em sintonia com a Campanha Nacional de Vacinação, o Departamento de Apoio ao Servidor da UFAM realiza, até do dia 26 de abril, a imunização da comunidade universitária contra a gripe H1N1, conhecida como Influenza. Neste sábado (20/4), a campanha foi intensificada no Campus Universitário (sede do Centro de Atendimento Integral à Saúde – CAIS) e na Fazenda Experimental da UFAM (onde mais de 40 alunos do curso de  Licenciatura indígena foram vacinados).

O estudante de Medicina Gláucio Tasso (foto à esquerda) ficou sabendo da vacinação pelos amigos e procurou a sede do CAIS para se vacinar. “Acho importante prevenir, principalmente porque trabalhamos nesta área de saúde”, disse ele. Arthur Alves,19 anos, precisou do apoio da amiga no momento da vacinação. “É necessário vencer o medo e os amigos dão força quando mais precisamos”, explicou o acadêmico.

Antônio Timóteo é contador da Auditoria Interna da Universidade. Ele foi se vacinar e descobriu que o DAS também oferece o serviço em domicílio. “Não consegui trazer minha sogra, que tem dificuldade para se locomover, e fiquei feliz ao descobrir que a nossa Universidade oferece a vacinação em domicílio para casos como o dela. Vou agendar para que minha sogra seja imunizada”, disse ele.

Carlos André Andrade, 33 anos, participa do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE/UFAM). Ele é portador de comorbidade e integra o time de basquete sobre rodas. “Gosto muito de estar aqui na UFAM. Os professores disseram que é importante se vacinar e eu vim”, declarou ele.

A enfermeira Maria Aranha destacou que as servidoras e estudantes grávidas devem se imunizar contra a Influenza. “Até agora, poucas grávidas apareceram e elas são um dos alvos principais, além dos nossos aposentados. É importante que elas associem a vacina a benefícios para elas e seus bebês”, reforçou a enfermeira.

A diretora do Departamento de Apoio ao Servidor, Nilba Couto, avalia a possibilidade de expandir o serviço para as unidades da UFAM no interior do Estado. “Já fomos à unidade de Itacoatiara e, em algumas horas, atendemos quase 100 pessoas da Universidade. Os diretores das outras unidades solicitam o serviço e analisamos como poderemos atender a tais demandas”, explicou a diretora. Ela aproveitou para anunciar que no dia 30 de abril, a partir das 14h, haverá borrifação nas dependências do Campus Universitário como medida de prevenção contra dengue.