Propesp obtém adiamento para implementação de bolsas de iniciação científica

A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) obteve adiamento para implementação de bolsas de iniciação científica por meio de solicitação feita junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da Instituição.

Compuseram a mesa de reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal; a diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Propesp (DAV), professora Adriana Malheiro; o diretor do Departamento de Programas Institucionais, professor Henry Vieira; o diretor do Departamento de Pesquisa, professor Jamal Chaar; além do diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar e o assessor especial da presidência, Dércio Reis.

O prazo inicialmente estabelecido determinava que a conclusão do procedimento deveria ser apresentada até hoje, 10, porém a pauta da visita foi contemplada com prorrogação da implantação das 283 bolsas financiadas pela Fapeam para o dia 15 de julho. De acordo com as colocações da pró-reitora Selma Baçal, a extensão do período possibilita que sua equipe entre em contato com pesquisadores e estudantes bolsistas, com o objetivo de alertá-los quanto ao envio de documentação necessária e dos relatórios parcial e final, referentes à pesquisa a ser desenvolvida por eles. “Os atuais procedimentos de recebimento determinam que os estudantes postem os documentos em seu sistema institucional, o SigFapeam, etapa que não é concluída dentro dos prazos estabelecidos por grande parte dos bolsistas”, esclareceu.

O impacto da inadimplência

O alto contingente de estudantes que já concluíram o período correspondente à finalização da pesquisa e estão inadimplentes em relação à tramitação de relatórios e demais documentos gerou impedimento da Ufam na utilização do sistema SigFapeam, reflexo da consequente perda de credibilidade interinstitucional. Para recuperar o acesso à ferramenta, a Propesp solicitou ainda que casos individuais de inadimplência não incidam em prejuízo para toda a Universidade. Conforme deliberação do Conselho Diretor da Fapeam, os alunos que estiverem em falta com o sistema e que tenham recebido o benefício financeiro serão penalizados com a impossibilidade de receber a bolsa durante tempo equivalente ao período em que estiveram em descumprimento.

Expectativa

Segundo a professora Selma Baçal, a expectativa da Propesp consiste em solicitar ampliação da quantidade de bolsas ofertadas até o próximo ano. “Para que isto seja possível, é crucial a execução do trabalho de conscientização de toda a comunidade acadêmica, para que forneçam todas as informações necessárias, iniciem, desenvolvam e concluam seus projetos em tempo hábil”, declarou.