Reunião define tarefas para solucionar a questão dos animais no Campus

Gestor da Proeg, professor David Lopes será o articulador do Programa que deve agregar instituições parceiras para tratar da questão

Reitor reuniu-se com parceiros para planejar soluções para o tema animais no CampusReitor reuniu-se com parceiros para planejar soluções para o tema animais no CampusCom o objetivo de implantar um Programa de Proteção Permanente aos Animais Domésticos e Silvestres que vivem na área do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, o reitor, professor Sylvio Puga, e o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, reuniram-se com a Comissão Especial de Proteção aos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Amazonas (CEPA/OAB-AM) e o Grupo Desabandone para os primeiros encaminhamentos.

A nova gestão da Universidade Federal do Amazonas assumiu o compromisso de firmar parcerias com esses dois segmentos e também com a Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); com a Universidade Nilton Lins, por intermédio do médico veterinário e docente daquela instituição, professor Daniel Alexander; e com a ONG Proteção, Adoção e Tratamento Animal (PATA). “Eu sou uma pessoa de diálogo e a nossa meta é agregar”, afirmou o reitor, ao indicar os primeiros encaminhamentos para a minimização do problema.

O professor Sylvio Puga sugeriu, para iniciar os trabalhos, a elaboração de campanhas de conscientização sobre abandono e maus tratos, inclusive com a superação da falsa contradição “animais silvestres versus animais domésticos”; a inclusão, em todos os contratos de prestação de serviços para a Ufam, de cláusulas específicas e suas implicações; e a institucionalização do grupo Desabandone, principalmente a partir do engajamento com a Proeg, Pró-Reitoria responsável por gerir a maior parcela da comunidade acadêmica, os discentes da graduação.

Aspectos Jurídicos

Médico veterinário e professor universitário, Daniel Alexander deu sugestões para minimizar as populações de animais domésticos no Campus de forma responsávelMédico veterinário e professor universitário, Daniel Alexander deu sugestões para minimizar as populações de animais domésticos no Campus de forma responsávelA nova gestão da Universidade Federal do Amazonas foi receptiva às propostas apresentadas pela presidente da CEPA/OAB, advogada Ana Lúcia Nogueira. “O nosso papel é atuar no campo jurídico nas esferas administrativa e judicial. Recebemos as denúncias e encaminhamos junto aos órgãos como a Delegacia do Meio Ambiente, o CCZ e o Ipaam [Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas]”, esclareceu a advogada. “Em relação à Ufam, nos colocamos à disposição para realizar palestras e orientar sobre as providências legais cabíveis em casos que necessitem de assistência jurídica específica nesse tema”, completou a presidente da CEPA.

Parcerias

No entendimento do professor David Lopes, será preciso primeiro consolidar parcerias e definir as funções. “Podemos trabalhar isso como uma política interdisciplinar e interinstitucional, atuando por meio de um programa universitário de proteção animal, tanto para animais silvestres quanto para domésticos. Nesse âmbito, planejaremos projetos, cursos e campanhas de conscientização para proteção e tratamento”, elencou o pró-reitor.

Um dos parceiros é o professor Daniel Alexander, para quem o ideal é agregar médicos veterinários e biólogos em torno de um objetivo comum: reduzir a presença de animais domésticos no Campus, mas de forma responsável. Triagem e castrações poderiam ser realizadas pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Nilton Lins sob a supervisão dele. “A atuação de ONGs e parcerias com outras instituições que têm esse curso superior também podem ajudar na redução dessas populações”, assegurou o docente.

A ONG PATA, presidida pela vereadora Joana D’Arc, foi representada por Ana Maria de Barros, que se mostrou disposta a colaborar nas próximas atividades.