Nota de Agradecimento à Comunidade Universitária

NOTA DE AGRADECIMENTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFAM

Após dois mandatos consecutivos (2009-2013; 2013-2017), como Reitora e Vice-Reitor da UFAM, finalizamos oito anos na gestão superior de nossa Instituição, cientes de que a intransigência dos princípios e a construção coletiva foram os alicerces para a concretização de muitos avanços institucionais.

Dentre os princípios defendidos, destacamos: excelência acadêmica com compromisso social, educação pública, gratuita e de qualidade, universidade promotora da democracia e da cidadania, gestão participativa, transparente e descentralizada, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, discussões participativas, compromisso permanente com a melhoria das condições de trabalho e da carreira de todos os servidores, consolidação e ampliação da interiorização do ensino superior e respeito ao pluralismo.

Assim, fidedignos àqueles princípios e à convicção do trabalho construído de forma coletiva, expressamos nossa satisfação pelo fato de a primeira Universidade brasileira estar hoje entre as quinze maiores do país (de um total de 63) em oferta de vagas – aproximadamente 40 mil estudantes matriculados; ser a Instituição que, proporcionalmente ao seu orçamento, mais investiu em assistência estudantil – mais de R$ 136 milhões entre 2009 e 2017; a despeito das adversidades econômicas e políticas nacionais vigentes, não ter dívidas pendentes – resultado da implantação do Programa Intensivo de Otimização Financeira e da criteriosa definição de prioridades; e ser uma das três IFES do país que construiu um novo hospital – o Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Mais que isso, a UFAM, única Universidade Federal do Amazonas, vem se fortalecendo historicamente por honrar a responsabilidade que lhe cabe – por competência,  compromisso e posição estratégica conquistada – como formadora de recursos humanos, produtora de novos conhecimentos, indutora de políticas públicas e fomentadora de transformação socioeconômica na sociedade amazônica e brasileira.

Portanto, a busca permanente da excelência acadêmica com compromisso social contribuiu para ampliar o reconhecimento de nossa Instituição como partícipe privilegiada tanto na formação técnico-científica como na formação de cidadãos – imensos desafios enfrentados com convicção, responsabilidade e ética.

Por todo o exposto, registramos aqui os nossos mais sinceros agradecimentos a toda a comunidade universitária, pela confiança depositada e por nos ter também possibilitado contribuir para uma UFAM cada vez mais presente e melhor!

Agrademos, especialmente, a uma equipe primorosa de gestores (pró-reitores, assessores, diretores administrativos e acadêmicos, diretores de órgãos suplementares, diretores de Unidades Acadêmicas, chefes e coordenadores etc.) que, ao nosso lado, não mediu esforços na busca por uma Universidade Federal do Amazonas mais amazônica, inclusiva, com quadro de servidores mais qualificados, com mais estudantes apoiados, com uma melhor infraestrutura e com políticas institucionalizadas na área do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, do meio ambiente e das ações afirmativas, dentre outras (consultar Relatório Geral Consolidado2009-2017, no endereço (proplan.ufam.edu.br/Relatório_Final_Gestão_2009-2017.pdf). Confira também na revista UFAM 2009-2017 (https://drive.google.com/file/d/0B54pg7nEBMIWeDUwQ05Ic2I0cEU/view?usp=sharing )

Assim como temos clareza dos muitos desafios a serem enfrentados, afinal uma Instituição está em permanente construção, também temos ciência dos importantes avanços alcançados! Por isso, ao mesmo tempo em que somos profundamente gratos, nos orgulhamos pelo trabalho coletivo realizado.

Orgulho que se expressa: primeiramente, no reconhecimento público a todos que atuaram em prol do crescimento da nossa Instituição; na ousadia – que impulsionou; no exercício pedagógico – que construiu; na convicção – que realizou; no compromisso – que humanizou; na competência – que qualificou; e na utopia – que tornou realidade muitos sonhos construídos  coletivamente em prol do Nosso Maior Patrimônio!

Muito obrigado, Comunidade Universitária da UFAM!

Márcia Perales Mendes Silva                                           Hedinaldo Narciso Lima

Reitora                                                                       Vice-Reitor

Manaus, 30 de Junho de 2017.