Casa do Estudante da Ufam em Benjamin Constant é inaugurada

Residência está localizada na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru e irá atender a um total de 120 alunos de diferentes municípios do Alto Solimões

A Universidade Federal do Amazonas inaugurou na manhã de quarta-feira (28) a sua terceira residência universitária, desta vez no município de Benjamin Constant, distante cerca de 1.120 km da capital Manaus. O prédio está localizado a poucos metros do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam, e irá atender a um total de 120 alunos que não residem no município, mas que estudam em um dos seis cursos de graduação que a universidade oferece na unidade, que fica na região da fronteira com a Colômbia e o Peru.

As obras da Casa do estudante iniciaram em setembro de 2014. Ao todo foram investidos R$ 4.941.998,00 para sua conclusão.  Dentro de seus 2.700 metros quadrados de área total construída, estão dois blocos com quatro pavimentos. São dez apartamentos por andar, com capacidade para até três alunos, sendo dois quartos, por andar, para alunos com necessidades especiais. O prédio está todo sinalizado na vertical e horizontal para acessibilidade.

Do lado de fora também foram construídos áreas de estudo e lazer, guarita, lixeira, subestação de energia, estação de tratamento de efluentes, sistemas de combate à incêndio, e captação de águas pluviais.

O descerramento da placa de inauguração foi feito pelo vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Lima, representando no ato a reitora, professora Márcia Perales; o diretor do INC, professor Ricardo Barbosa; o prefeito de Benjamin Constant, David Nunes; e o representante discente Kaio Gomes. Professores, alunos, e representantes de outras instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), estiveram presentes.

Assistência estudantil como prioridade

As residências universitárias da Ufam nas unidades fora da sede têm o propósito de atender aos estudantes ingressantes de outras localidades, que se deslocam de sua cidade de origem e de seu contexto familiar; não residem com os pais ou cônjuges; não tenham casa mantida pela família; em condições socioeconômicas, cuja renda familiar média mensal é de até R$ 927,00.

A Casa do Estudante da Ufam em Benjamin Constant foi a terceira inaugurada no mês de junho, e juntas fazem parte das 61 obras da universidade, concluídas ao longo de oito anos. Em seu pronunciamento, o vice-reitor destacou que a residência faz parte de um projeto prioritário da instituição voltado para a assistência estudantil.

Quartos adaptados para estudantes com necessidades especiais são um dos destaques das residências universitárias da Ufam Quartos adaptados para estudantes com necessidades especiais são um dos destaques das residências universitárias da Ufam “Desde que assumimos a reitoria da Ufam em 2009, estabelecemos como lema de gestão a excelência acadêmica com compromisso social. A Ufam é hoje, proporcionalmente ao seu orçamento, a universidade pública que mais investe em assistência estudantil. Somente no ano passado investimos mais de 20 milhões de reais para a oferta de alimentação dos restaurantes universitários, auxílio moradia, entre outras modalidades de apoio. Isso é motivo de muita alegria para a Ufam, pois garante ao estudante o suporte para concluir sua graduação”, destacou o professor Hedinaldo Lima.

Após seu discurso, o vice-reitor entregou para o diretor do INC a nota de empenho para mobiliar a residência universitária. O professor Ricardo Morais agradeceu. “Também passei por uma Casa do Estudante, enquanto aluno de Ciências Sociais, e sei das condições necessárias que essa residência oferece para o estudante concluir sua graduação. Agradeço a Administração Superior que concluiu e entregou esse prédio em perfeito estado para a comunidade acadêmica”.

O prefeito de Benjamin Constant, David Nunes, ressaltou a relevância da residência para o Alto Solimões. “Essa obra trará alento e satisfação para muitos estudantes, em sua maioria indígenas, de municípios mais distantes, e baixa renda, que carecem de um local para ficar em Benjamin Constant. A Ufam aproximou o Alto Solimões de nossa cidade. Nossa mão de obra está bem melhor. Com essa casa, o universitário poderá concluir sua graduação. Parabenizo o INC pela conquista”.

Para o estudante do sexto período do curso de Pedagogia, Kaio Gomes, representante discente na inauguração da casa, os alunos em situação de vulnerabilidade social terão melhores condições para estudar e concluir seus cursos. “Como muitos são de outros municípios, essa Casa do Estudante não irá só possibilitar melhor desempenho acadêmico, com também econômico pois a maioria dos pais dos alunos são agricultores, logo, não têm condições socioeconômicas para pagar uma moradia para seus filhos estudarem em Benjamin Constant. Esse é um momento histórico para o instituto”.

Após a inauguração, o vice-reitor recebeu da direção do INC uma placa onde a direção da unidade agradece a Administração Superior pelo apoio e visão diferenciada dada à região do Alto Solimões, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da Ufam na região.

Outorga de grau

À noite o INC realizou a cerimônia de outorga de grau dos cursos de Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências - Biologia e Química, Letras - língua e literatura portuguesa e língua e literatura espanhola, e Pedagogia. Ao todo 77 acadêmicos colaram grau.