Ufam em Parintins inaugura Casa do Estudante

Nova estrutura irá garantir a permanência dos estudantes que moram em outras localidades, para a conclusão do curso

A comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) recebeu, na manhã desta terça-feira, 20, a obra da Casa do Estudante da UFAM em ParintinsO prédio, localizado ao lado do instituto, oferecerá comodidade, conforto e segurança para estudantes de outros municípios e em situação de vulnerabilidade social.

Com 3.675,80 metros quadrados de área construída, a estrutura inaugurada possui duas torres, cada uma com quatro pavimentos e cinco apartamentos por andar. A residência é composta de área comum com sala de estudos, área de lazer, guarita, estacionamento, elevador e escadas; e área privativa com cozinha americana, área de serviço e banheiros. Em todos os pavimentos há dois quartos adaptados para portadores de necessidades especiais. Além disso, a obra comporta subestação de energia e estação de tratamento de esgoto.

A inauguração de toda essa estrutura contou com a presença da reitora da Ufam, professora Márcia Perales; do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; do diretor do Icsez, professor José Luiz Fonseca; e do vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Parintins, Norberto Farias.

Homenagens e agradecimentos

Após o descerramento da placa de inauguração da Casa do Estudante, a reitora e o vice-reitor foram homenageados pelo diretor da unidade acadêmica e pelo vice-presidente da Câmara Legislativa de Parintins. O vereador Norberto Farias entregou uma Moção de Aplausos e Parabenizações, aprovada por unanimidade pelos vereadores, aos gestores da Ufam, pelos relevantes serviços prestados ao município de Parintins durante a gestão 2009-2017. Os professores agradeceram o reconhecimento e disseram que a Residência Estudantil é uma conquista de toda a comunidade acadêmica.

Interiorização e Assistência Estudantil: Prioridades Instituicionais

De acordo com a reitora, o modelo de Residência Estudantil da Ufam é inédito no País. “Esse modelo de casa inaugura um novo padrão de moradia estudantil no Brasil. Conheço a maioria das universidades federais e nenhuma tem uma estrutura disponibilizada para estudantes nesse padrão. Essa residência representa uma forma de garantir e contribuir para que todos os estudantes de fora de Parintins tenham condições de permanecer na Universidade e concluir seu curso", ressaltou a professora Márcia Perales.

Para a reitora, a Casa do Estudante é parte de um projeto priorizado pela Administração Superior, que foi a consolidação dos campi fora da sede; cujo objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior nos municípios do Amazonas. “Esse projeto de interiorização do ensino superior iniciou antes de nossa gestão. E durante o período de 2009 a 2017 demos prioridade para a sua consolidação e ampliação. Sempre buscamos uma Ufam mais presente e melhor para a comunidade e para a sociedade. Temos um papel inquestionável não só para o desenvolvimento de nossa região, como também para o país. Isso só é possível quando trabalhamos de forma coletiva. Esse é o nosso propósito”, expôs.

Para o vice-reitor, a nova moradia representa a concretização de um sonho, e vem somar a todos os demais investimentos feitos na área de assistência estudantil durante a gestão, como a implantação de restaurantes universitários nos campi e a manutenção de auxílios e bolsas dos estudantes mesmo num momento de contingenciamento. “A Ufam é hoje a instituição, proporcionalmente ao seu orçamento, que mais investe em assistência estudantil no Brasil. Tudo isso é para garantir a permanência do estudante no município onde estuda”, destacou.

O diretor do Icsez, professor José Luiz Fonseca, agradeceu à Administração Superior pela entrega da Casa do Estudante e antecipou a próxima etapa: “Essa residência está sendo inaugurada pronta para morar. Nos próximos dias iremos fazer a seleção dos estudantes”, revelou.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins, Norberto Farias, ressaltou a importância da Ufam para o município. “Hoje, Parintins recebe essa estrutura maravilhosa de residência universitária, que irá atender aos alunos que se enquadrarem no programa que a Universidade oferece. Como Poder Legislativo temos que agradecer o empenho e por todas as conquistas que Parintins ganhou por meio da Ufam. Temos que valorizar o esforço e a dedicação dessa comunidade acadêmica”, disse.

Visitação

Ao final dos pronunciamentos, professores, técnicos e alunos visitaram as novas instalações. A estudante do oitavo período do curso de Zootecnia, Cleonilda dos Santos, ficou surpresa com as dimensões da casa. “A nossa Casa do Estudante é muito bonita. Inclusive, antes da inauguração, eu achava que os quartos fossem pequenos, mas hoje tive a oportunidade de conhecer mais de perto, e percebi que são grandes e bem estruturados. Os futuros moradores irão gostar muito desse novo prédio”.

Outorga de grau

À noite a reitora e o vice-reitor da Ufam, juntamente com os demais professores do instituto, e autoridades do município de Parintins, participaram da outorga de grau de 83 formandos, distribuídos nos setes cursos de graduação do Icsez: Administração, Artes Visuais, Comunicação Social – Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia. A cerimônia ocorreu no auditório de uma escola pública do município.