Reitora apresenta destaques da gestão ao Conselho do SEBRAE

Reitora é homenageada por Conselho do SEBRAE AMReitora é homenageada por Conselho do SEBRAE AMMais de 60 obras concluídas, entre elas o novo HUGV, o crescimento do número de cursos de graduação e de pós-graduação, a consolidação da interiorização estão entre os destaques da gestão da professora Márcia Perales e do professor Hedinaldo Lima apresentados aos membros do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE Amazonas na última terça-feira, 13.

Representando a UFAM, reitora e vice-reitor se revezaram nos últimos oito anos nas reuniões do Conselho que congrega 15 instituições ligadas à indústria e ao comércio locais. Em sua última participação em nome da Universidade, a reitora apresentou o resumo das principais ações de sua gestão. “Considero importante compartilhar com os demais membros os avanços e conquistas da UFAM nesses oito anos. Reafirmando sempre que cada uma delas resulta do empenho e compromisso de muitas pessoas. Os conselheiros puderam ver que estamos entregando uma Universidade melhor para a sociedade e para o País”, disse.

“Foi uma grande oportunidade integrar este conselho. Aprendi muito e também pude contribuir. Percebi que este espaço estabelecia uma relação direta com o desenvolvimento da região; que este conselho possui uma preocupação permanente com a população, para que esta tenha condições de crescer, de ter uma vida melhor. Quero agradecer a cada um de vocês pelo carinho, pela oportunidade, pela amizade”, declarou a reitora aos presentes.

Legado para o Amazonas

A consolidação dos campi fora da sede; o crescimento da taxa de sucesso na graduação; o cuidado com o meio ambiente; o investimento em assistência estudantil; o sistema de bonificação para estudantes do Amazonas; o aumento significativo de projetos de iniciação científica; a criação da Ouvidoria da UFAM e da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica; as mais de 60 obras concluídas, em especial, o novo Hospital Universitário Getúlio Vargas e o gerenciamento responsável dos recursos públicos foram listados entre os destaques da gestão da reitora Márcia Perales e do vice-reitor Hedinaldo Lima.

Crescimento da UFAM foi ressaltado pela gestoraCrescimento da UFAM foi ressaltado pela gestora

Reconhecimento e agradecimento

Após a exposição, os membros do conselho do SEBRAE elogiaram a conduta profissional da reitora da UFAM e da sua equipe de gestores que conseguiram levar a Universidade a patamares mais elevados.

Para a representante da Fucapi, Isa Assef, a reitora Márcia Perales conseguiu exercer grande capacidade de liderança ao conduzir uma instituição diferenciada como a UFAM. Segundo a conselheira, os bons resultados apresentados são evidências da qualidade administrativa da professora Márcia. A criação da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) foi citada como exemplo disso. “Doutora Márcia, eu fico muito emocionada e até orgulhosa da sua coragem, da sua competência. Eu queria lhe parabenizar pelo seu mandato porque os números não mentem. Foi de um crescimento ímpar”, comentou.

Já o secretário de Estado Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), José Jorge do Nascimento Júnior, apontou a criação e implantação do curso de Medicina em Coari e da nova estrutura dada ao HUGV como dois ícones do legado da gestão da reitora Márcia. “É a maior ousadia que eu já vi, porque fazer um curso de medicina na capital, Manaus, uma cidade estado que tem tudo, em relação ao interior, é de uma ousadia, de uma coragem fantástica. Parabéns”, disse. “Parabéns pelo excelente trabalho que a senhora fez com a sua equipe, estenda todas as felicitações. Desejo sucesso e agradeço a toda a sua equipe também”, completou.

Conselheiros destacam ações empreendedoras da gestãoConselheiros destacam ações empreendedoras da gestão

Muni Lourenço, representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), destacou o compromisso da reitora com a Instituição ao relatar as inúmeras viagens à Brasília em busca de recursos para as mais de 60 obras construídas e concluídas de 2009 a 2017. “Quero cumprimentar essa grande amazonense que rompeu paradigmas como a primeira reitora da UFAM e que realmente fez um trabalho admirável. Teve uma gestão competente, dedicada, com essa vibração; com essa paixão que ela inspira pela UFAM e que demonstra que ela se dedicou de corpo e alma”, afirmou. “Então saia de cabeça erguida, porque não é só um sentimento de missão cumprida, é a efetiva realização do trabalho que orgulha a todos nós”, concluiu.

O presidente do conselho, José Roberto Tadros, discorreu sobre a competência dos gestores que foram capazes de duplicar a área construída da UFAM mantendo a preocupação com a preservação ambiental. “Oxalá que os nossos governantes conseguissem em oito anos dobrar a estrutura de um estado, como você conseguiu com a UFAM”, exclamou. “Professora Márcia, foi uma felicidade inaudita tê-la aqui como membro desse conselho. Você tem muito a contribuir com o Amazonas e quanto ao SEBRAE, eu quero agradecer por você trazer a sua luz e seu brilho e o seu incentivo a esta casa”, finalizou.

A reitora foi homenageada pelo Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE Amazonas pela sua participação no órgão.