Faculdade de Tecnologia comemora 50 anos

A direção da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas realizou, nesta segunda-feira, 19, solenidade em comemoração aos 50 anos da Faculdade de Tecnologia (FT). A programação incluiu a inauguração da “Galeria dos Diretores” da unidade; homenagens a profissionais e apresentação de vídeo sobre histórico da FT.

O evento teve início com a inauguração da “Galeria dos Diretores” no hall do bloco administrativo, com a participação dos ex-diretores da FT, Jorge Andrade e Villar Câmara Fiuza Junior, da reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes Silva, do vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso Lima, da diretora da FT, Patrícia Braga, do prefeito do Campus da Ufam, Atlas Bacellar e da professora Heloisa Maria Braga Cardoso da Silva que realizaram o descerramento do espaço.

Em seguida, a solenidade teve continuidade no auditório Rio Javari. A composição da mesa de honra do evento teve a participação da reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, do vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, da diretora da Faculdade de Tecnologia, Patrícia Braga, do ex-diretor da FT, Villar Câmara Fiuza Junior e do engenheiro da 1ª turma de Engenharia Civil da Ufam, Edilson Andrade. No primeiro momento da solenidade, a diretora da FT fez a leitura do relato histórico sobre a unidade, destacando momentos da constituição dos cursos, dos personagens e da expansão da Faculdade. Logo após, foi exibido um vídeo comemorativo dos 50 anos da FT, com relato de inúmeros personagens que ajudaram e ajudam a construir a FT, seguido por um momento de homenagens aos servidores que contribuíram para a consolidação da Faculdade.

A reitora e o vice-reitor homenagearam, com entrega de diploma de honra ao mérito, o ex-diretor da FT, Villar Câmara Fiuza, e o engenheiro da 1ª turma de Engenharia Civil da FT, Edilson Andrade. Também foi homenageado (homenagem póstuma), com um minuto de silêncio, o servidor técnico administrativo Luiz Gonzaga de Souza, secretário da Faculdade por mais de 20 anos.

Pronunciamentos

"É importante reconhecer a contribuição de todos", diz reitora."É importante reconhecer a contribuição de todos", diz reitora.Para a reitora, professora Márcia Perales, a comemoração dos 50 anos da FT demonstra o quanto a unidade foi e é significativa para a UFAM e para o Amazonas. Em seu discurso, a gestora destacou que a solenidade é uma oportunidade para reconhecer o esforço de servidores e estudantes que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento da Faculdade.  “Uma das coisas mais importantes nesses registros é você lembrar que não começou com você, ou com a equipe que você coordena, mas bem antes. E lembrar isso eu penso que é uma postura de respeito aos que vieram, aos que fizeram; e aos que tentaram fazer. Em cada situação como essa nós aprendemos a valorizar o espírito coletivo, o respeito mútuo, o sonho sonhado coletivamente. Eu acredito que isso faz muita diferença para qualquer gestor.  Porque jamais se pode negar as contribuições que vêm ao longo de um processo histórico. Então, professora Patrícia, eu quero parabenizá-la pela iniciativa de fazer essa solenidade e registrar a história", expôs ao citar como o exemplo a construção do novo HUGV, que era uma demanda antiga da Universidade que pode ser atendida recentemente.

O vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima, indicou o resgate da história da FT com a elaboração do vídeo alusivo à comemoração como uma ação necessária para a preservação da memória da unidade. “É um momento importante, não só pela FT, mas pela construção da Ufam. Foi difícil essa construção porque envolveu muitas questões coletivas e administrativas. Vendo esse processo de expansão, iniciado em 2010, e focado no aspecto físico, vemos que é fundamental recuperar a história. Resgatar isso é uma fase importante para FT. É preciso contar essa história para um número maior de pessoas”, recomendou.

A diretora da Faculdade de Tecnologia, Patrícia Braga, afirmou que é um momento importante porque a FT iniciou com o curso de Engenharia Civil e hoje oferece 12 cursos, quatro Programas de Pós-Graduação e três Programas de Extensão. “Estamos comemorando hoje o início das atividades da Faculdade de Tecnologia. A FT teve origem na antiga Faculdade de Engenharia, que teve a sua 1º turma em 1966. Durante muitos anos a FT teve somente o curso de Engenharia Civil, depois foi criado a Engenharia Elétrica e hoje temos 12 cursos de graduação. Nesses 50 anos crescemos bastante e isso é um motivo de orgulho. Temos mais de três mil alunos matriculados hoje (graduação e pós-graduação) e cada vez mais trabalhando para melhorar o atendimento à comunidade” afirmou a diretora Patrícia Braga.

O professor do curso de Design, Antonio Carlos Rodrigues, destacou as dificuldades no passado da infraestrutura na FT. “Tenho orgulho de ter participado da construção da FT ao longo de anos. Sou professor do curso de Design e durante anos não tínhamos a estrutura necessária. No primeiro momento quando começamos a organizar o curso não se tinha quase nada. Com o tempo fomos melhorando em vários aspectos. Só depois com as mudanças ocorridas por conta do REUNI, do governo do presidente Lula, foi que a Faculdade ampliou o número de vagas e a sua estrutura”, disse o professor.

O professor do curso de Engenharia Civil, Igor Roberto Cabral de Oliveira, um dos mais novos do curso (passou no concurso no ano passado), ressaltou a formação que teve como aluno e espera retribuir da mesma forma. “Tive a oportunidade de estudar com excelentes professores no curso e espero contribuir da mesma forma com os estudantes atuais. Agora como professor é um prazer continuar o trabalho deles com a nova geração”, concluiu.

“É uma alegria enorme estar aqui relembrando toda essa trajetória e alguns dos vários nomes que compuseram e construíram nossa Faculdade. É um prazer enorme participar de um evento importante”, ressaltou o ex-diretor Villar Câmara.

Após a cerimônia no auditório, a diretora convidou os presentes para cantarem os parabéns no hall dos auditórios da FT e encerrar a solenidade com um coquetel.

Sobre a Faculdade de Tecnologia  

A Faculdade de Tecnologia teve origem na antiga Faculdade de Engenharia da Universidade do Amazonas, criada pela lei federal 4.069-A, em 1962, mas suas atividades letivas só iniciaram em 1966, oferecendo inicialmente o curso de Engenharia Civil. A atual Faculdade de Tecnologia foi criada por meio do artigo 6º do Estatuto da Universidade do Amazonas, aprovado pelo decreto nº 66.810, em 1970, tendo sido mantido o curso de Engenharia Civil. Atualmente oferece os cursos de Design, Engenharias da Computação, de Produção, de Materiais, Elétrica-Eletrônica/Telecomunicações/Eletrotécnica, Mecânica, Quìmica, Petróleo e Gás e curso de Arquitetura e Urbanismo.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable