Blocos da Administração e de alojamentos da Fazenda Experimental são inaugurados

Durante a cerimônia, reitora entregou ao diretor da Fazenda Experimental, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, notas de empenho para a aquisição do mobiliário das novas instalações.

Gestores descerram a placa de inauguração do Bloco da diretoria da Fazenda e do novo bloco de dormitórios do órgão suplementarGestores descerram a placa de inauguração do Bloco da diretoria da Fazenda e do novo bloco de dormitórios do órgão suplementarA cerimônia de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) no novo bloco da Administração da Fazenda Experimental. Na área de 3000 hectares da Fazenda são desenvolvidas atividades de cerca de 30 disciplinas dos cursos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Faculdade de Tecnologia.

Estrutura do Bloco de Administração e do Bloco de alojamentos

Os espaços recém-inaugurados são compostos pelo bloco da Administração, com 578,88 metros quadrados distribuídos entre salas de aula, sala da diretoria, biblioteca, copa e auditório e o Bloco de alojamentos, também com 578,88 metros quadrados, conta com 14 alocações, tipo suíte, com capacidade para quatro pessoas cada, além de lavanderia, cozinha e banheiros.

Decisão política

Durante a solenidade de inauguração, a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva, destacou que as edificações são resultado do compromisso da Administração Superior em dotar as dependências da Fazenda de estrutura física correspondente às demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos que utilizam o espaço. "Estamos, ao final desses oito anos, entregando uma Universidade melhor. Eu me recordo de que realizamos aqui na Fazenda, o I Seminário de Gestores dos campi, ainda sem toda essa estrutura que existe hoje, a qual é fruto de decisão política em meio a tantas demandas importantes na Universidade, mas asseguro que procuramos sempre fazer o melhor para ter o espaço sonhado”, discursou ela.

Juntas, construções possuem mais de 1.150 m²Juntas, construções possuem mais de 1.150 m²A reitora também mencionou a homenagem recebida do Conselho Deliberativo do SEBRAE, no dia anterior (13/06). “Ouvi elogios ao trabalho que foi realizado por todos nós ao longo dessa gestão. Boa parte das pessoas que  homenagearam a UFAM tiveram a própria formação na nossa Universidade e quero dividir o contentamento dessa homenagem com todos vocês”, declarou ela.

Após o discurso, ela entregou ao diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e diretor da Fazenda Experimental, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, as notas de empenho para a aquisição de móveis e colchões para as novas instalações da Fazenda.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, mencionou que a Fazenda Experimental abriga projetos de caráter multidisciplinar. “A Fazenda foi transformada em órgão suplementar porque a FCA sozinha não poderia mantê-la. Hoje ela abriga também o prédio da Licenciatura Indígena, que ainda vamos inaugurar, bem como projetos da área de Educação Física ou da Tecnologia, o que demonstra a abrangência da utilidade deste espaço. Que os pesquisadores façam bom uso dessas novas instalações”, declarou o gestor.

Agradecimentos

Gestores no Bloco de Administração recém-inauguradoGestores no Bloco de Administração recém-inauguradoO diretor agradeceu o empenho da Administração Superior em dar condições adequadas para as atividades da Fazenda e também fez reconhecimento público da dedicação dos trabalhadores lotados na Fazenda. “É uma satisfação imensa participar desta cerimônia de inauguração. Essa estrutura, com certeza, vai permitir muitos avanços científicos, viabilizar a produção de muitas dissertações e teses e auxiliar projetos como o do professor Atlas, voltado à  produção de Etanol. Minhas palavras são de agradecimento à Administração Superior pelo olhar carinhoso, pela determinação em conseguir toda essa estrutura. Quero agradecer também a dedicação do Arielton e do Sebastião, servidores lotados aqui na Fazenda, bem como a todos nossos colaboradores terceirizados”, registrou o diretor.

O prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar, declarou que os espaços recém-inaugurados são fruto de muito exercício de negociação. “Enquanto docente da FT, eu trabalhava aqui na Fazenda com projetos de energia solar fotovoltaica. Como prefeito do Campus Universitário, eu vivi a perspectiva de exercitar a negociação para que essas obras fossem concluídas. Esse espaço inaugurado é fruto de muito esforço dos gestores e fico extremamente feliz de essa obra ser mais uma das concluídas na nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

Sobre a Fazenda Experimental

Localizada no km 921 (antigo km 38 da BR - 174), a Fazenda Experimental da UFAM é um centro de referência em ciências agrárias, biológicas e tecnológicas para o Amazonas e para a Região Norte. Foi criada no ano de 1974, em uma área doada pela SUFRAMA, como parte do setor de produção agrícola, vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias. Devido a inúmeros fatores, dentre eles a falta de recursos financeiros e logísticos, entre 1979 e 1980, o seu processo de ocupação foi interrompido e sua gestão passou a ser exercida pela Fundação Centro de Apoio ao Distrito Agropecuário – FUCADA. Tal gestão durou até 1994, quando a administração da Fazenda passou novamente a ser exercida pela UFAM. Em 2000, esta área experimental, foi transformada em um órgão suplementar da UFAM, vinculado à Reitoria. Enquanto órgão suplementar apoia as ações de campo em projetos de pesquisa e extensão e em atividades didáticas dentro de sua área.