Inaugurada a Casa do Estudante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET)

Além da edificação, a reitora entregou ao diretor do ICET, professor Jorge Kanda, notas de empenho com valor total de R$ 340.443,41 para aquisição de todo o mobiliário da Residência Estudantil.

Descerramento da placa de inauguração da Residência Universitária do ICETDescerramento da placa de inauguração da Residência Universitária do ICETNa tarde desta segunda-feira, 05, foi inaugurada a Casa do Estudante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, unidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Itacoatiara. Com área total de 3.675,80 metros quadrados, o prédio possui duas torres, A e B, cada uma com quatro pavimentos. Em cada pavimento, há cinco apartamentos, cada um com capacidade para três estudantes, totalizando 120 leitos. Há cozinha, banheiro e lavanderia individualizados para cada quarto. Há também área de lazer, sala de estudos, pergolado, estação de tratamento, subestação de energia e estacionamentos (interno e externo).

Fortalecimento da política estudantil

Durante a solenidade de inauguração, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou que a inauguração da Casa do Estudante, além de ser o cumprimento de uma promessa de campanha, significa o fortalecimento da política estudantil. "Hoje é um dia de comemoração, de confraternização por essa grande conquista. Nossa gestão elegeu como prioridade número um a interiorização e esse compromisso com o interior nunca significou um descompromisso com a capital, pois o compromisso com a capital sempre foi mantido, mas o que não podíamos era tratar de forma igual aquilo que é diferente. Digo, com segurança, que demos o apoio que estava ao nosso alcance para as unidades da UFAM no interior e a consequência dessa postura é estarmos aqui hoje para vivenciarmos momentos como esse. Cada ida minha ou do professor Hedinaldo à Brasília tinha no retorno uma boa notícia e nós vibrávamos porque isso nos dava condição de avançar, de crescer. Agora, nesse instante em que inauguramos a Casa do Estudante é, sobretudo, momento de fortalecimento da política estudantil da Universidade Federal do Amazonas", afirmou a reitora, que, em seguida, entregou ao diretor do ICET, professor Jorge Kanda, as notas de empenho para equipar a Casa do Estudante.

 

Gestores após a solenidade de inauguração da Casa do Estudante do ICETGestores após a solenidade de inauguração da Casa do Estudante do ICET

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, afirmou que o lema 'Excelência Acadêmica com Compromisso Social' foi cumprido ao longo dos últimos oito anos. "Trabalhamos ao longo desses últimos dois quadriênios para que nossa Universidade tivesse cursos de excelente qualidade e tanto trabalho nos rendeu o reconhecimento de instituição que, proporcionalmente, mais investe em assistência estudantil. Foram mais de vinte milhões de reais somente no ano passado em assistência estudantil. Trabalhamos na ampliação do número de vagas, facilitamos o acesso e respondemos às demandas da sociedade. Quero agradecer à Prefeitura de Itacoatiara e à Câmara do Município por terem nos doado tanto esse terreno quanto o da estrada onde estamos construindo o campus II do ICET, para o qual já conseguimos assinar o contrato para a conclusão da obra. Aproveito também para agradecer à equipe da Prefeitura do Campus, que se empenhou arduamente para essa conquista da UFAM. Cumprimos aquilo que nos propusemos e agora aguardamos que os estudantes e futuros moradores dessas instalações tenham compromisso de manter essa conquista bem conservada".

Sonho realizado

Antes de proferir seu discurso, o diretor do ICET, professor Jorge Kanda, leu o memorial da Casa do Estudante, ressaltando que desde a primeira gestão do ICET, à época conduzida pelo professor Cícero Mota, havia o objetivo de encontrar um espaço na área urbana de Itacoatiara para construir a residência Universitária. "Após uma busca exaustiva, em 2009, foi encontrada uma área próxima do Instituto, estrategicamente escolhida para facilitar o trânsito dos alunos até o ICET. A proposta foi levada à Reitoria, a fim de obter autorização para negociar com o Poder público municipal e, após o consentimento, solicitou-se a doação do terreno. Eu tive a satisfação de acompanhar que o projeto sempre foi um objetivo da Magnífica reitora da UFAM. Sua administração priorizou a moradia para os discentes e é com imenso prazer que estamos nessa solenidade para realizar esse sonho de tanto tempo", comentou o diretor.

Momento histórico

Discentes do curso de Farmácia conhecem as dependências da Casa do EstudanteDiscentes do curso de Farmácia conhecem as dependências da Casa do Estudante

Presente na solenidade, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, disse que se sentia honrado em dirigir Itacoatiara em momentos tão especiais como o da doação do terreno para a UFAM para a construção da residência estudantil e o da inauguração da estrutura."Acho que quando se pensa no futuro do município, deve-se proporcionar uma visão de futuro. Não há como pensar em desenvolver um município sem Educação. Itacoatiara, após a chegada da Universidade Federal do Amazonas, só tem crescido e  vai crescer ainda mais. Quando me foi solicitada uma área para construção do residencial universitário, a única coisa que passava pela minha cabeça era se havia um terreno com essas condições, com esse tamanho e também se havia possibilidade de concretizar a doação. Foi uma honra muito grande a oportunidade de fazê-lo e agora tenho a felicidade de estar prefeito novamente para a inauguração desse que é um empreendimento histórico para todo o Brasil. Tenho certeza de que os pais que souberem que seus filhos ficarão nessa estrutura, ao saírem de seus municípios para estudar, ficarão muito mais tranquilos".

Estudantes comemoram conquista

Luane Oliveira de Souza foi acompanhar de perto a inauguração. Natural de Parintins, ela se mudou para Itacoatiara para cursar Farmácia no ICET. "Essa casa foi muito esperada. Recebo auxílio-moradia, divido aluguel com minha amiga, mas acredito que aqui será melhor, até por questões de segurança mesmo".

Cristiane Mesquita da Costa visitou todas as dependências da Casa. "Gostei de tudo. Achei muito legal ter banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência, ter área de lazer ampla, espaços coletivos bem pensados. Agora, como teremos muitas pessoas morando juntas, espero que a harmonia more na casa também", declarou a discente que é natural do município de Autazes.

As vagas para a Residência Estudantil inaugurada serão preenchidas mediante processo seletivo a ser divulgado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). 

 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable