Novos gestores da Faculdade de Artes tomam posse

Professores João Gustavo, Márcia Perales, Rosemara Staub, e o técnico-administrativo Marco AntônioProfessores João Gustavo, Márcia Perales, Rosemara Staub, e o técnico-administrativo Marco AntônioA nova direção da Faculdade de Artes da Ufam (FAARTES) tomou posse em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (2), no auditório Rio Amazonas, Setor Norte do Campus Universitário. Os professores Rosemara Staub de Barros (diretora), João Gustavo Kienen (coordenador acadêmico) e o técnico-administrativo Marco Antônio de Lima Valente (coordenador administrativo), são os primeiros gestores eleitos após a criação da Faculdade, fruto do projeto de Reorganização Pedagógica e Administrativa do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), para o quadriênio 2017-2021.

A cerimônia de posse contou com a presenças da reitora da Ufam, professora Márcia Perales, e do professor pro tempore da FAARTES, Jackson Colares.

Histórico de criação

A Faculdade de Artes é uma das quatro unidades acadêmicas aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) no dia 23 de fevereiro de 2017. As outras são Faculdade da Informação e Comunicação (FIC), Faculdade de Letras (FLet), e o Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Em seu discurso, a reitora da Ufam parabenizou a nova gestão, sob a direção da professora Rosemara Staub, pela disposição em assumir este compromisso com a Universidade e destacou o processo de criação coletiva da Faculdade. “Quero agradecer a todos os membros da comissão nomeada pela professora Simone Baçal, diretora do antigo ICHL, pelo trabalho feito; por entenderem esse processo como necessário, mas que precisava ser discutido coletivamente. As adversidades precisavam ser enfrentadas e superadas, para que assim se chegasse a uma proposta de criação da FAARTES. E hoje estamos aqui para que possamos, efetivamente, dar posse à nova direção. Desejo sucesso nessa nova caminhada", disse.

Experiência e união para os próximos quatros anos

A diretora eleita da FAARTES, professora Rosemara Staub, destacou que a criação da unidade acadêmica, por meio do projeto de reestruturação do antigo ICHL, irá fortalecer a política artística na Ufam.  Mas para que isso seja alcançado, é fundamental a união da experiência e participação de todos.

“Há muito tempo que trabalhamos pela consolidação dos cursos de artes na Ufam. Eu acredito que esses mesmos objetivos vão permanecer, principalmente porque temos muito experiência na parte administrativa. Também iremos trabalhar em harmonia com a administração superior, para que assim possamos efetivamente implantar uma política artística na instituição”.Posse ocorreu no auditório Rio AmazonasPosse ocorreu no auditório Rio Amazonas

Para o coordenador acadêmico, professor João Gustavo, a criação da FAARTES é um fato histórico não só para a Ufam, como também para a sociedade amazonense. “Pela primeira vez temos em uma instituição pública [Ufam] uma Faculdade relativamente autônoma, para poder conduzir seus processos pedagógicos, que também são processos políticos. Na verdade a Ufam é um agente desse ganho que é para toda a sociedade amazonense, em especial, e para o Brasil, já somos um polo de referência na produção e na distribuição artística”.

Marco Antônio, coordenador administrativo, ressaltou que sua equipe está preparada para os desafios. “Eu creio que esse desafio vai ser muito grande por conta do pioneirismo da Faculdade. Mas nós estamos unidos. Sabemos que não vai ser fácil, mas acreditamos também no apoio dos professores, técnicos e alunos da FAARTES.”

O professor Jackson Colares, que por quatro anos presidiu a comissão de reestruturação do antigo Ichl, agradeceu a reitora pelo comprometimento na criação da FAARTES, e desejou sucesso para a nova direção. “A partir de 2013 iniciamos a saga do projeto de criação da Faculdade de Artes. Quero agradecer, profundamente, a magnífica reitora, professora Márcia Perales, pelo incondicional apoio dado. Parabenizo os novos gestores e deixo a seguinte mensagem: valorizem cada momento que estiverem à frente dessa Faculdade, pois ela é a concretização do sonho de muitos. Pensem sempre no coletivo.”