Regras para Progressão Docente são aprimoradas pelo Consuni

Comissão preparou anexos para a Resolução nº 05/2015, que regulamenta as regras de progressão e promoção de docentes da UFAM

Após cerca de um ano de discussões, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas aprovou, por meio de uma Comissão composta pelos professores Edson Andrade, Débora Ohana, Ruiter Caldas e Sebastião Marcelice, anexos da Resolução nº 05/2015, cujo objetivo é aprimorar ainda mais as normas de progressão e de promoção docente. AS duas últimas reuniões para definir as mudanças ocorreram nos dias 25 e 26 de maio.

De acordo com a reitora, professora Márcia Perales, foram identificadas fragilidades no modelo de progressão e promoção na carreira do magistério superior, de forma que se iniciou um movimento de rediscussão nas unidades acadêmicas, cujo resultado foi encaminhado a uma Comissão formada no âmbito do Consuni para aprimorar essas regras.

“Essa comissão consolidou as propostas e elaborou uma minuta para ser rediscutida num fórum. Nós discutimos com calma e aprofundamento todas as sugestões com o objetivo de atender todos os docentes, respeitadas as particularidades. Essa não foi uma tarefa fácil, mas o Conselho avançou em relação a isso e, hoje, aquele trabalho de aprimoramento da resolução 005/2015 foi finalmente concluído”, comemora a reitora, ao frisar a relevância de uma definição ainda mais clara nesse quesito fundamental para toda a Universidade.

Relatoria

Na avaliação do relator da Comissão responsável por preparar os anexos, professor Edson Andrade, o debate se construiu num ambiente democrático e colaborativo de coleta de informações na Instituição. “Foram mais de 200 contribuições em todas as unidades. A forma como a UFAM adotou essa discussão foi através de anexos onde essas pontuações, a valoração das atividades acadêmicas, fossem explicitadas. Hoje, estamos na quarta reunião desta revisão, e isso foi fruto de uma imensa quantidade de contribuições, que culminou na discussão do Conselho Universitário, em reuniões abertas”, lembrou o relator dos textos.

Segundo ele, trata-se, sobretudo, do aprimoramento do processo de gestão da própria Universidade, com as características de uma instituição democrática e plural, que entenda a complexidade e valorize o que ocorre em todos os âmbitos acadêmicos. “Eu acredito que, para este momento, temos a melhor versão possível. Se, no futuro, surgir a necessidade de mudanças e adequações, serão feitas, porque o aprimoramento é um trabalho contínuo”, concluiu o conselheiro relator dos anexos.

Processo

Depois de ser criada a Comissão pelo Consuni, realizou-se uma consulta à comunidade para que fossem apresentadas sugestões de melhoria. Com isso, o anexo anterior foi consolidado e levado ao Conselho máximo durante quatro reuniões, nas quais os conselheiros tiveram a oportunidade de debater o teor dos textos apresentados pela Comissão. Após todas as deliberações necessárias, o texto foi aprovado em sua versão final.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Resolução 052015.pdf)Resolução nº 05-2015 Consuni[ ]5487 kB