Empossada, para o quadriênio 2017 a 2021, a primeira gestão da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)

Criada a partir da Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do antigo  Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a nova unidade acadêmica congrega os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas.

Reitora e vice-reitor com os gestores empossados da FICReitora e vice-reitor com os gestores empossados da FICNa noite desta quinta-feira, 25, tomaram posse os componentes da diretoria da recém-criada Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A nova unidade acadêmica surgiu a partir do projeto de Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), através do qual também foram criadas a  Faculdade de Artes e a Faculdade de Letras e converteu o ICHL no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Os integrantes da chapa única "Um Novo Tempo", professores Allan Rodrigues, Carla Mara da Silva e o Técnico Administrativo em Educação Gleilson Medins de Menezes foram eleitos, respectivamente, para os cargos de diretor, coordenador acadêmico e coordenador administrativo da Faculdade de Informação e Comunicação na consulta acadêmica ocorrida no dia 8 de maio.

Apoio permanente da Gestão Superior

Reitora, professora Márcia Perales, destacou o apoio permanente da Administração Superior às demandas das unidades acadêmicasReitora, professora Márcia Perales, destacou o apoio permanente da Administração Superior às demandas das unidades acadêmicas

Durante a solenidade de posse, a reitora, professora Márcia Perales, destacou o efetivo apoio da Administração Superior para que o projeto de criação da FIC fosse encaminhado. “Esse processo de criação de novas unidades acadêmicas se desenrolava há mais de 10 anos no antigo ICHL, uma unidade que sempre congregou vários cursos e sempre teve um papel muito importante na construção desta universidade. Tudo foi feito de forma responsável, apesar de muitas tentativas não prosperarem. Criou-seuma comissão, por meio do Conselho Departamental, presidida pela professora Simone Baçal, diretora do antigo ICHL, e vários representantes de cursos puderam trabalhar juntos avaliando e incorporando ideias que já haviam sido pensadas anteriormente, porque não podemos desprezar esforços que foram feitos na direção do mesmo objetivo. A Comissão fez isso e chegou a uma proposta aprovada pelo Conselho Departamental. Uma proposta possível dentro de um processo de discussão transparente, democrático com a participação dos três segmentos. Quando essa proposta ficou pronta, recebemos na Reitoria o encaminhamento e passamos a tomar as medidas necessárias para o desmembramento do ICHL, uma ação importante pelo o que ele significava, desenvolvia e prospectava. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional passou dar acompanhamento técnico às propostas elaboradas e aprovadas pelo Conselho Departamental, sempre pensando na melhor forma de apresentá-las aos Conselhos Superiores. Várias reuniões foram efetivadas para que dúvidas fossem sanadas e se pensasse de que maneira esses cursos fossem mais bem agregados em institutos e faculdades. Foi um processo feito com muito cuidado e contou com todo o apoio da Administração Superior, faço questão de registrar. Essa construção de mais de 10 anos, que foi reorganizada pela última Comissão, significava para o ICHL novas perspectivas. Não havia como não apoiar professores, técnicos e estudantes pensando em novas possibilidades de crescimento e aprimoramento em relação aos cursos. No bojo desse processo, o projeto foi encaminhado aos Conselhos Superiores e aprovado nas duas instâncias e hoje estamos aqui juntos na solenidade de posse”, afirmou a reitora.Público prestigiou a posse da primeira gestão da FICPúblico prestigiou a posse da primeira gestão da FIC

Desafios e conquistas

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou a satisfação de participar do momento histórico da posse da primeira gestão da FIC, desejou sucesso no enfrentamento dos desafios da nova unidade acadêmica e anunciou o bom andamento das obras do novo bloco que sediará a Faculdade recém-criada.“É uma grande satisfação participar deste que é, de fato, um momento histórico para nossa Universidade e para a FIC. É um desafio novo que nós e a equipe que assume hoje estamos nos propondo e ao qual queremos desejar muito sucesso. Para quem vai iniciar um trabalho de uma nova unidade acadêmica há grandes desafios a serem enfrentados: o de infraestrutura,  a FIC ainda não tem o  que é necessário para aquilo que ela é hoje e o que ela pretende ser no futuro. A UFAM está construindo, no momento, o novo bloco que será usado pela FIC; ainda hoje conversei com o pessoal de Engenharia e eles relataram o bom andamento das obras e esperamos a conclusão em pouco tempo. Estamos assegurando o orçamento para que as obras sejam realizadas. É um desafio que não envolve só o prédio, mas também os equipamentos necessários às demandas da Faculdade. O professor Allan esteve conosco e procuramos apoiar no que era possível mas, certamente, as demandas são maiores e deverão ser atendidas conforme as disponibilidades da universidade. Outro desafio naturalmente é a questão de pessoal.  A Faculdade está iniciando e tem o corpo docente dos quatro cursos que a compõem, mas a questão dos técnico-administrativos, esta é uma questão que já nos foi apresentada e a Universidade certamente buscará recursos humanos para atender esta demanda e deixar a contento as necessidades da nova unidade acadêmica”.

Separar para crescer

Diretor da FIC, professor do Departamento de Comunicação Social, Allan Rodrigues, durante assinatura do Termo de PosseDiretor da FIC, professor do Departamento de Comunicação Social, Allan Rodrigues, durante assinatura do Termo de PosseO diretor da FIC, professor Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, afirmou que para fortalecer o campo da comunicação e da informação, foi necessário o desmembramento do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras, atualmente denominado Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). “Nós tínhamos, no antigo ICHL, 26 cursos de graduação, 12 departamentos e esse Instituto representava um desafio de gestão em um cenário que não permitia o crescimento. Diante dessa constatação, em 2013, iniciamos uma jornada para construção de uma unidade acadêmica onde pudéssemos ter maiores condições de oferecer aos nossos alunos e à sociedade, cursos de graduação e pós-graduação de melhor qualidade. E também desempenhar as nossas atividades de pesquisa e extensão de forma mais eficiente e ofertar novos cursos. Esses foram os principais objetivos e continuam sendo os que nos moveram nesta empreitada de 4 anos em comissões de construção do projeto da FIC, de discussão da reorganização pedagógica e administrativa do ICHL, dos debates nos diversos colegiados do superiores, até a votação final do CONSUNI. Estamos agora organizados em uma unidade acadêmica que nos dá mais ferramentas para enfrentar os desafios pela frente”, afirmou o diretor.

Ele também destacou o reencontro dos cursos de Comunicação Social com os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. “A união desses quatro cursos Jornalismo, Relações públicas, Arquivologia e Biblioteconomia é, na verdade, um reencontro. As áreas da comunicação e da informação já estiveram juntas nos anos 70 e depois trilharam caminhos separados, mas hoje nos reunimos novamente”.

 

Faculdade de excelência

A coordenadora acadêmica da FIC, professora Carla Mara da Silva, durante discurso de posseA coordenadora acadêmica da FIC, professora Carla Mara da Silva, durante discurso de posse

A coordenadora acadêmica eleita, professora do curso de Arquivologia Carla Mara da Silva, agradeceu o apoio e o incentivo de todos os alunos, professores e técnicos que acreditaram nas propostas da chapa 23. “Agradeço a todos aqueles que acreditaram que nós tínhamos condições de gerenciar a nova Faculdade de Informação e Comunicação nessa fase inicial, onde tudo ainda é muito novo e bastante desafiador. Vamos juntos construir uma faculdade de excelência, integrando os quatro cursos: Arquivologia, Biblioteconomia. Jornalismo e Relações Públicas, e também o nosso Mestrado em Ciências da Comunicação. Para isso, precisamos da dedicação e do compromisso no dia-a-dia das nossas funções e eu me sinto muito honrada e feliz em assumir o cargo de coordenadora acadêmica da FIC”, discursou a coordenadora acadêmica da FIC, que também tem no currículo a atuação como coordenadora do curso de Arquivologia e Chefe de Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia.

 

Legado positivo

 Técnico-administrativo em educação Gleison Medins de Menezes será o coordenador administrativo da FIC até 2021 Técnico-administrativo em educação Gleison Medins de Menezes será o coordenador administrativo da FIC até 2021O coordenador administrativo, técnico-administrativo em educação Gleison Medins de Menezes, afirmou receber o cargo como um presente e, ao mesmo tempo, um desafio e prometeu honrar cada minuto em que estiver à frente da coordenação administrativa da nova unidade acadêmica. “É com muito orgulho que chego até esse posto na equipe de direção da nossa nova faculdade. Eu considero isso como um momento histórico, tanto para esta universidade, quanto para mim, como profissional. Chegar até aqui é um presente para mim e também um desafio. Afinal de contas, uma nova faculdade, uma nova unidade acadêmica, traz consigo grandes responsabilidades. Estou aqui feliz e disposto a continuar ajudando, não só os alunos, com quem tinha contato mais direto na condição de técnico-audiovisual, na orientação e produção das aulas práticas das disciplinas, como também  estenderei meus préstimos para os colegas professores de uma forma mais próxima em outros âmbitos, sempre em termos de parceria, porque sabemos que sozinhos não vamos a lugar nenhum. É com esse sentimento de cooperação que chego ao cargo de coordenador de administrativo desta faculdade, disposto a desenvolver um bom trabalho e a promover mudanças significativas para que, ao deixarmos a gestão, consigamos ser lembrados pelo legado positivo que deixamos durante esta passagem de 4 anos. Essa é nossa missão, eu acho que é o que temos de melhor para oferecer nesse momento”, afirmou o coordenador.

Os gestores eleitos comandam a FIC até 2021. A solenidade de posse ocorreu no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) – no Setor Norte do Campus Universitário.

 

Notícias relacionadas

Conselho Universitário aprova projeto de reestruturação do ICHL

Comissão Eleitoral da FIC divulga lista de votantes para consulta acadêmica

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable