Cais realiza vacinação para comunidade acadêmica

Diante da ocorrência na UFAM de casos já confirmados de Parotidite Epidêmica, popularmente conhecida como caxumba ou papeira, o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida vem orientar a comunidade acadêmica sobre a necessidade e importância da imunização contra a doença.

A Parotidite Epidêmica é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Em homens adultos pode ocorrer inflamação nos testículos (20% a 30% dos casos); em mulheres, pode ocorrer inflamação nos ovários (5% dos casos). Raramente, pode ocorrer encefalite (inflamação cérebro).

A transmissão ocorre por via aérea, através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. O período de transmissibilidade varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, medicações para alívio da dor e observação cuidadosa.

A vacina Tríplice Viral (TV) é capaz de prevenir, na maioria dos casos, o contágio da Parotidite e está disponível no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de segunda a sexta de 08h as 17h.

Recomendamos que todos os alunos e servidores da Universidade verifiquem sua situação vacinal podendo procurar o Cais para a imunização. São necessários os comprovantes anteriores de vacinação (incluindo o cartão infantil).

A tríplice viral previne além da caxumba, o sarampo e a rubéola, e para a imunização completa é necessário completar o seguinte esquema:

*Pessoas até 29 anos: duas doses de Tríplice Viral ou Tetra Viral.

*Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose de Tríplice Viral

*Pessoas com 50 anos ou mais não precisam tomar a vacina, a não ser por indicação médica.

Grávidas não devem ser vacinadas, pelo risco teórico de causar danos ao feto.