Inscrições do ENEM 2017 abertas até o dia 19 de maio

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das formas de ingresso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  A prova é responsável pelo preenchimento de 50% das vagas dos cursos de graduação da Instituição. As inscrições serão realizadas até às 23h59min da sexta-feira (19) de maio, horário oficial de Brasília-DF, exclusivamente no endereçohttp://enem.inep.gov.br/participante

O valor da taxa de inscrição é de R$ 82,00 (oitenta e dois reais). O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios até o dia 24 de maio.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição e de casos de atendimento especializado ou específico (conforme o edital) só poderão ser realizados durante a Inscrição. O participante que foi isento da taxa no Enem 2016 e que não compareceu à prova só terá direito à isenção no Enem 2017 se justificar o motivo da ausência no Sistema de Inscrição.

A aplicação do Enem 2017 ocorrerá em dois domingos consecutivos e obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horário oficial de Brasília-DF:

No primeiro dia de aplicação do Exame serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda no Acesso à Educação Superior. Com a nota do ENEM é possível ingressar em processos seletivos para vagas, bolsas e financiamentos, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

SISU e Ufam

A Ufam utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas via ENEM. O Edital do Sisu é publicado após resultado final do Enem, pela Secretaria de Educação Superior do MEC. O Processo Seletivo Contínuo (PSC) atende aos demais 50% das vagas disponibilizadas pela Ufam na capital e o Processo Seletivo do Interior (PSI) é a modalidade responsável pelas vagas remanescentes para as Unidades Fora da Sede.