Inscrições abertas para o I Seminário do Programa Nossa África

Inscrições podem ser feitas no período de 1º a 22 de maio no site eventos Ufam. Confira a programação completa em anexo.

O Programa Nossa África e o Grupo de Pesquisa Estudos Africanos: identidades, dinâmicas sociais e científicas convidam para o I Seminário do Programa Nossa África – Diálogos africanos: novos objetos, pesquisas e ensino. O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2017, no Auditório Rio Solimões, localizado no Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O seminário promove o conhecimento dos estudos africanos, com ênfase nos diálogos africanos, tanto no ensino como na pesquisa. O objetivo é ampliar a reflexão em torno das especificidades e das pluralidades que caracterizaram as sociedades africanas, estimulando o interesse para as pesquisas acadêmicas no Amazonas e investindo na capacitação dos participantes para abordarem o tema na sua comunidade ou nas suas instituições de ensino.

A idealização do I Seminário é fruto das ações do Programa Nossa África, que desde o ano de 2013 realiza encontros regulares em comemoração ao Dia da África na Ufam, consolidando-se como importante espaço para o debate e a reflexão sobre as temáticas africanas no norte do país.

Entre as atividades previstas estão, sessões de comunicação, mesas-redondas, atividades culturais e mini-cursos como, “Aspectos da África Lusófona - entre a Colonização e a Descolonização: Saberes, Fazeres e Nuances” e “Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: Intencionalidades e Estratégias”. Bem como conferências ministradas pelos convidados: professora Patrícia Melo Sampaio da Ufam, Antônio Evaldo Almeida Barros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávia Maria de Carvalho da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Luena Nascimento Nunes Pereira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Patrícia Teixeira Santos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).