Alunos de História produzem material didático sobre a História regional

Dicionários, caça-palavras, jogo dos sete erros e exercícios de raciocínio lógico sobre a História do Amazonas estão entre os materiais didáticos desenvolvidos pelos alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em História.

A produção é resultado das atividades da disciplina Prática Integrada VII, ministrada pela professora Alba Barbosa. Durante as aulas, os universitários foram estimulados a desenvolver estratégias para facilitar o aprendizado sobre a História regional entre os alunos da Educação Básica. “Ao fazer a proposta de confecção de material didático sobre a História local, tive a intenção de levar os alunos à reflexão da necessidade de transformar o conhecimento produzido na academia (conhecimento científico) em algo mais acessível aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois acredito que essa transposição de forma lúdica torna o processo de aprendizagem mais agradável para crianças e adolescentes. Os alunos do Curso de História responderam muito bem a essa proposta com produções muito criativas”, comentou a professora.

O acadêmico José Maria Chagas elaborou uma coletânea de passatempos com quase trinta páginas. Na obra, é possível testar os conhecimentos sobre as populações indígenas, a Belle Époque Amazonense, as formas de trabalho nos seringais e saber um pouco mais sobre as personalidades que dão nome às principais ruas de Manaus. “O trabalho proposto pela professora Alba foi uma oportunidade para que eu aplicasse o conhecimento que adquiri durante as aulas de História da Amazônia. Li bastante para produzir um material rico, correto e tão diferenciado quanto a Amazônia. Aproveitei feriados e folgas para me dedicar ainda mais à atividade e testar o material com meus amigos e familiares. A maior parte da minha produção foi embasada nas obras dos professores de História da Universidade Federal do Amazonas, os quais possuem produção extensa sobre o assunto. Faço referência a essa produção científica nos passatempos. Ao concluir esse trabalho, percebo o quanto aprendi sobre a história regional. O mais gratificante é que esse meu aprendizado não pára aqui, pois ele vai contribuir para que outras pessoas possam conhecer, de forma divertida, a História do nosso Estado”, declarou o estudante.

A professora da disciplina destaca a carência desse tipo de material didático voltado para a história local e a intenção de publicar  a produção dos universitários.“Embora haja uma grande produção acadêmica sobre a História do Amazonas, pouco dela alcança as escolas. Nesse sentido, creio que se conseguirmos divulgar o trabalho produzido por nossos alunos, estaremos contribuindo para diminuir essa lacuna”, declarou a professora Alba Barbosa.