Nova diretoria toma posse na Faculdade de Medicina

Curso de Medicina da Ufam é o  melhor da região Norte, com CPC 3Curso de Medicina da Ufam é o melhor da região Norte, com CPC 3Com a missão de gerenciar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) no quadriênio 2017-2021, a nova diretoria composta pelos professores Ione Rodrigues Brum (diretora) e Ivan Tramujas da Costa e Silva (vice-diretor) tomou posse na última terça-feira, dia 4, em solenidade no Auditório Dr. Zerbini da FM.

Em seu pronunciamento, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, discorreu sobre o novo ciclo que se inicia na FM e salientou a importância do reconhecimento ao trabalho que foi desenvolvido e do desafio da nova gestão em continuá-lo.  “Aquilo que se constrói deve permanecer; aquilo que nessa construção teve fragilidades deve ser superado e essa busca pela superação só é possível quando entendemos a importância do cargo que assumimos e priorizamos os interesses institucionais sobre os individuais. Essa é uma missão a ser perseguida, um desafio cotidiano para todos nós que estamos no cargo de gestores da Ufam, em diversos níveis”, declarou a reitora.

“O que agrega a todos nós se chama Universidade Federal do Amazonas, uma instituição de mais de 100 anos que conquistou espaço, credibilidade e legitimidade na sociedade amazonense e no contexto nacional”, continuou a professora. “É necessário olhar para essa instituição de forma respeitosa, como resultado da construção coletiva, como o conjunto de forças dos profissionais que se dedicam a ela”.

Reitora destaca investimentos para melhoria do curso de medicina Reitora destaca investimentos para melhoria do curso de medicina

A reitora destacou algumas das conquistas do curso de Medicina, como a construção das salas de Anatomia Patológica e a inauguração do Laboratório de Anatomia. A gestora também citou o Departamento de Técnicas Operativas e Cirurgias Experimentais (Toce) do Centro de Ensino e Pesquisa (Cepes), que permite aos estudantes o aprendizado da prática cirúrgica, cujo investimento alcançou a ordem de R$1,100 milhão. Outra área de investimento igualmente importante e fundamental para o curso é o internato rural, que consome aproximadamente R$600,00 mil por ano dos recursos da Universidade, sendo complementado em quase 30% por verba parlamentar. “O Laboratório de Anatomia foi algo muito esperado e necessário, porque atende alunos da área da saúde, sobretudo, mas não só, os ingressantes. Hoje, ele é tido por expertises como o melhor da região Norte e um dos melhores do Brasil com equipamentos modernos que são muito bem utilizados. Estas ações, aliadas a várias outras, tem o objetivo de fazer com que nossas condições de estudo e trabalho sejam melhoradas e potencializadas”, pontuou a reitora.

Nova gestão

Para a docente, dois pontos marcarão a nova gestão: a continuação na busca pela excelência do curso de Medicina e o estreitamento da relação entre a Unidade Acadêmica e o Hospital Universitário Getúlio Vargas. “Quero agradecer novamente a confiança que tiveram em mim e 

no professor Ivan, principalmente a demonstrada pelos alunos, que nos surpreenderam com a perseverança, resistência e coragem ao conduzirem todo o processo de eleição”, discursou a nova diretora, professora Ione Brum.

O novo vice-diretor, professor Ivan Tramujas, também destacou a participação da comunidade acadêmica para a escolha da nova gestão. “O processo de consulta à comunidade acadêmica para a eleição na Faculdade de Medicina mostrou sua força por meio da votação maciça que recebemos. Essa é uma responsabilidade que carregamos conosco e a honraremos diariamente”, disse o docente. O vice-diretor reforçou ainda um dos compromissos assumidos em campanha. “Vamos trabalhar para transformar o nosso curso em CPC 5 [Conceito Preliminar de Curso]”.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um dos índices do Ministério da Educação (MEC) para classificar as instituições de ensino superior quanto à qualidade dos cursos ofertados. Na última avaliação, feita em 2013, o curso de Medicina da Ufam obteve nota 3, sendo o melhor da região Norte.

Missão cumprida

Em seu pronunciamento, o ex-diretor da Faculdade de Medicina, professor Dirceu Ferreira, afirmou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. “A experiência não foi só minha, foi de construção coletiva. Os méritos que conquistamos vão da Administração Superior até nós; era necessário que houvesse esta junção, e houve. Considero que a missão junto à Ufam foi cumprida”, declarou.

”Foi uma luta coletiva para manter o curso que é o melhor no Norte do país. Conseguimos manter o crédito junto à sociedade. Hoje nossa gloriosa Faculdade de Medicina é um pouco mais equilibrada e fortalecida”, completou o docente.

Já o ex-vice-diretor, professor Jacob Cohen, expressou a satisfação com a escolha dos novos dirigentes da FM. “Nós, que somos oriundos dessa faculdade, primeiro como estudantes e depois como professores, nos sentimos honrados com a eleição dos novos gestores. Tenho certeza de que a comunidade da Faculdade de Medicina irá parabenizá-los e aplaudi-los pelo belo trabalho que realizarão ao longo desses quatro anos”, afirmou.

Veja o perfil dos novos dirigentes da Faculdade de Medicina

Nova diretora da FM, professora Ione BrumNova diretora da FM, professora Ione Brum

Professora Doutora Ione Rodrigues Brum – Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1985), a professora Ione Brum possui doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora-pesquisadora e presidente da comissão de ética médica do Hospital Universitário Francisca Mendes, professora do Hospital Universitário Getúlio Vargas, colaboradora da Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia e professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: estupro, violência sexual, mortalidade materna, gravidez de alto-risco e sexualidade.

Professor Doutor Ivan Tramujas da Costa e Silva – Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977. É especialista em Cirurgia Geral (Colégio Brasileiro de Cirurgiões) e em Coloproctologia (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) e habilitado em Cirurgia Videoendoscópica (Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica). Possui doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas (2010) pela Universidade do Estado do Amazonas / Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Membro titular das seguintes sociedades médicas: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica e Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento da Pesquisa Em Cirurgia. Desenvolve pesquisas relacionadas a Métodos de Detecção Precoce do Câncer Anal, Ações de Telessaúde no Campo da Cirurgia, Cirurgia Minimamente Invasiva e Métodos Alternativos de Tratamento da Doença Hemorroidária. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI) da Ufam.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable