Conselho Maior elege Sylvio Puga e Jacob Cohen como reitor e vice-reitor da Ufam

Próxima etapa é o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação

Conselheiros elegem novos gestores da UniversidadeConselheiros elegem novos gestores da UniversidadeO Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni) elegeu os professores Sylvio Puga e Jacob Cohen para os cargos máximos da Administração Superior na manhã desta sexta-feira, 7 de abril. Para a eleição, o Conselho considerou os nomes dos candidatos participantes da Consulta Informal à Comunidade Universitária, concluída no dia 1º deste mês.

A reunião extraordinária ocorreu no Plenário Abraham Moysés Cohen, na Faculdade de Direito (FD). A presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU), professora Sônia Carvalho, apresentou o relatório do processo de consulta, desde a formação da comissão até o resultado do segundo turno. Os conselheiros discutiram sobre o processo, a atuação da CCCU e das chapas participantes.

A seguir, os conselheiros realizaram a votação. Dos 57 conselheiros presentes, 29 votaram nos professores Sylvio Puga e Jacob Cohen; 15 escolheram o professor Hedinaldo Lima e a professora Nikeila Conde; e outros 13 votos foram para as professoras Arminda Mourão e Iolete Ribeiro.

Assim, com 50,87%, o Consuni elegeu a Chapa 33 – ‘Ufam conectada para o futuro”, fechando com os nomes dos três candidatos a reitor a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Nomeação e posse do reitor são delegadas ao titular do MEC, em solenidade a ser realizada em Brasília. O novo reitor dará posse, em julho, ao vice-reitor e aos demais gestores que devem compor a Administração Superior da Universidade.

A presidente do Consuni e reitora da Ufam, professora Márcia Perales, comentou o papel do Conselho nesse processo. “Foi feito tudo conforme estabelecido. Nós fizemos uma consulta informal em dois turnos. Tivemos, no primeiro momento, três candidatos; no segundo turno ficaram dois e, desses dois, um obteve o maior número de votos. Então, houve a eleição pelo o Conselho Universitário, a qual respeitou integralmente a vontade da comunidade”, expôs.

Próximas etapas

“Depois de organizada a documentação do processo, nós o enviaremos ao Ministério da Educação, então são seguidos os trâmites jurídicos para que ele migre para a Casa Civil. Por fim, o Presidente da República ou, por delegação, o ministro da Educação nomeia e dá a posse ao candidato eleito - e nós temos certeza de que será assim”, esclareceu a presidente do Conselho, professora Márcia Perales.

Transição

Vencedor da consulta informal com 50,38% dos votos, cujo segundo turno disputou no dia 31 de março, o professor Sylvio Puga reafirmou os sentimentos de tranquilidade e de confiança a respeito do processo e da atuação do Consuni.

“O Conselho nos deu uma prova de confiança elegendo a chapa Puga e Cohen. Agora nós vamos trabalhar nas unidades, conversar com as pessoas, porque esse foi um compromisso que assumimos na campanha. Estávamos aguardando a eleição pelo Consuni para começarmos efetivamente a instalar a transição nas unidades”, explicou o candidato eleito.

Ainda sobre a transição, o docente reiterou que reitor e vice devem liderar esse processo, instalando, primeiramente, uma comissão com essa finalidade. “Nós vamos visitar todos os setores da Universidade e verificar as demandas para fazer uma transição tranquila”, concluiu.

Notícia Relacionada:

Sylvio Puga vence com 50,38% dos votos no 2º turno da Consulta à Comunidade Universitária