Projeto auxilia na Declaração de Imposto de Renda nos dias 18 e 19 de abril. Atendimento é gratuito

Interessados devem se inscrever on line e providenciar toda a documentação comprobatória, inclusive para declaração conjunta. A Receita Federal recebe as declarações até o dia 28 de abril

Nos dias 18 e 19 de abril, entre 14 e 20h, acadêmicos de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irão esclarecer as dúvidas da população quanto ao preenchimento e envio da declaração do imposto de renda pessoa física 2017 – ano base 2016. O atendimento gratuito será no Laboratório de Práticas Profissionais de Contabilidade da Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do campus universitário.

A ação, que é uma Atividade Curricular de Extensão (ACE) desenvolvida há sete anos, está com as inscrições disponíveis no link http://bit.do/inscricao-ir-ufam. As pessoas físicas que são obrigadas a declarar devem apresentar a declaração à Receita Federal até o dia 28 de abril de 2017.

Para se inscrever, o interessado deve levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade, além dos seguintes documentos:

I. Cópia da Declaração entregue no ano de 2016;

II. Informes de Rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;

III. Informes de rendimentos de salários, pró labore, distribuição de lucros, aluguéis, etc.;

IV. Informações e documentos de outras rendas percebidas em 2016 (herança, doações, indenizações por ação, resgate do FGTS, etc.)

V. Documentos comprobatórios das vendas ou alienações de bens ocorridas em 2016;

VI. Documentos comprobatórios das compras ou aquisições de bens ocorridos em 2016;

VII. Documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2016;

VIII. Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;

IX. Livro caixa;

X. DARFs de Carne Leão;

XI. Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável).

XII. DARFs de Renda Variável;

XIII. Recibos de Pagamentos de Plano de Saúde (com CNPJ da empresa emissora); Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora);

XIV. Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora);

XV. Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);

XVI. Recibos de doações efetuadas;

XVII. Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT.

Atenção: quando se tratar de DECLARAÇÃO CONJUNTA com dependentes (esposa, filhos, etc.) também é necessário apresentar a relação acima referente a eles.

Palestra no dia 20

Haverá ainda uma palestra com o auditor fiscal da Delegacia da Receita Federal em Manaus, Jansen de Lima Brito. Essa atividade, também promovida no âmbito do projeto de extensão, ocorre no dia 20 de abril, às 18h, no auditório Rio Amazonas, localizado na FES/Ufam.

Notícia relacionada:

Palestras esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de 18 a 20 de janeiro

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cartaz IR-Ufam 2017.pdf)Cartaz IR-Ufam 2017[ ]141 kB