Dicionários de saberes Mura abrem novas perspectivas para a cultura local indígena

Apresentação dos resultados de trabalhos de pesquisa mobiliza alunos do Curso de Formação de Professores Indígenas no Seminário de Socialização dos Resultados das Pesquisas e do Estágio . O evento teve início nesta terça-feira, 16, no Km 22 da BR 174, ramal dos Padres, com término para o próximo sábado, 20.

São verbetes de plantas medicinais, árvores nativas, peixes, dentre outros, reunidos em pequenos dicionários que ajudaram os 17 alunos da área de Letras e Artes a desenvolver metodologias ao ensino básico. Socializar as diferentes áreas de formação e os resultados dos trabalhos de pesquisas e do estágio da turma de discentes Mura do Curso de Formação de Professores Indígenas foram os objetivos do Seminário.

A professora da Faculdade de Educação (Faced) e coordenadora do curso, Rosa Helena Dias da Silva, destaca que a pesquisa é o eixo central da matriz curricular, na qual fortalece a identidade cultural daquele povo, no que diz respeito a sua existência na atualidade. “O ser Mura hoje é retomar sua consciência cultural, que durante todo o processo de colonização da Amazônia foi largada pelo caminho sem opção de sobrevivência. Portanto, o valor primordial nesse processo é saber que o próprio indígena é o pesquisador de sua própria cultura”, comenta a professora.

A introdução de novas tecnologias entre às comunidades Mura fez com que houvesse desinteresse pelas suas tradições, mas com a realização do curso de formação percebeu-se a importância da preservação dos valores milenares. O curso permitiu responder às suas necessidades de conciliar aquilo que chamamos de saber cientifico ocidental com o seu próprio saber, delineando uma nova perspectiva, a partir de sua lógica de seu próprio conhecimento, frisou a coordenadora.

O oferecimento de cursos de formação não se estende somente à etnia Mura (turma 2008/2012), explica a coordenadora. Existem outras solicitações para a realização de cursos, como no caso dos Munduruku (turma 2011), que em breve terá sua conclusão no próximo mês de agosto, dos Saterê Maué e Tikunas.

A coordenadora de Turma, professora Elciclei Faria dos Santos, disse que os resultados das pesquisas vêm ao encontro dos anseios do povo Mura, que promove a valorização das tradições culturas e o diálogo com o conhecimento científico.

A professora da disciplina Pesquisa em Letras e Artes e o Cotidiano I e II, Cristina de Cássio Borela, salienta que esse resultado foi desenvolvido em dois anos e meio, o qual considerou bastante proveitoso. A educação indígena agrega a linguística como forma de documentação da cultura, completa.

Princípios de preservação ambiental é a tônica do trabalho de pesquisa “Mini dicionário das Plantas existentes na aldeia Iguapenu”, do aluno Aldimar Pereira Rodrigues. A conscientização dos alunos se torna mais fácil estabelecer  conceitos de liderança e de preservação do meio ambiente, finaliza.