Consulta suplementar para escolha de reitor e vice-reitor ocorre nesta quinta, 23

Em reunião com candidatos, a Comissão de Consulta deliberou por votação suplementar para o dia 23 de marçoEm reunião com candidatos, a Comissão de Consulta deliberou por votação suplementar para o dia 23 de marçoDiscentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Faculdade de Educação (Faced); aqueles que cursam até o terceiro período de Medicina, Odontologia e Enfermagem; pós-graduandos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); e médicos residentes do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) votarão nesta quinta-feira, 23, em consulta suplementar para a escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2017-2021.

A votação inicia às 9h e finaliza às 21h. Nos locais onde funcionam somente cursos diurnos, a consulta terminará às 18h.

A decisão de realizar consulta suplementar somente para esse público foi tomada pela Comissão de Consulta à Comunidade Universitária da Ufam (CCCU/Ufam) após a troca de urnas entre o ICHL e a Faced e a falhas no envio de listas de votantes para os locais corretos, como é o caso dos alunos que cursam até o terceiro período dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, cujas disciplinas básicas são ministradas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para onde as listas serão enviadas, possibilitando a votação.

A apuração, de acordo com a presidente da CCCU/Ufam, professora Sônia Carvalho, será iniciada às 21h do dia 23, com a possibilidade de ser concluída na sexta-feira, 24. Serão somados os votos das urnas eletrônicas da capital; os votos apurados nas unidades de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins, onde a consulta foi manual; e os votos relativos à consulta suplementar do dia 23.

Propostas

A proposta dos candidatos da Chapa 17 – Juntos pela Ufam, professor Hedinaldo Lima e professora Nikeila Conde, foi a de realizar uma votação separada onde houve prejuízo aos estudantes já nesta terça-feira, 23. Essa sugestão foi complementada pelos candidatos da Chapa 33 – Ufam conectada para o futuro, professores Sylvio Puga e Jacob Cohen, para quem as urnas a serem utilizadas na consulta suplementar devem ser de lona com cédulas, cuja substituição é mais simples caso ocorra algum problema durante o processo.

As candidatas da Chapa 31 – Contraponto, professoras Arminda Mourão e Iolete Ribeiro, propuseram que todo o pleito fosse suspenso e nova consulta manual fosse realizada nesta sexta-feira, 24. Elas avaliaram que houve questões pontuais, mas que foram muitos problemas e muitos prejuízos para os votantes, para as chapas e para a consulta como um todo.

Nova data

Após deliberar sobre as proposições das três chapas, os membros da Comissão decidiu que será realizada nesta quinta-feira, 23, uma consulta suplementar com uso de urnas convencionais e cédulas de papel nos locais onde houve problemas na votação. Segundo afirmou a presidente da CCCU/Ufam, todos aqueles que conseguiram votar normalmente terão seus votos considerados na contagem final.

Locais de votação:

- Faced e ICHL -> votam nas respectivas unidades;

- Discentes até o 3º período dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem – Instituto de Ciências Biológicas;

- Discentes da Pós-graduação da FCA – votam na FCA; e

- Acadêmicos da residência médica do HUGV – votam no HUGV .