PPG-Biotec homenageia professores e técnicos em comemoração aos 15 anos do Programa

Componentes da mesa de honra da solenidade alusiva aos 15 anos do PPG-BiotecComponentes da mesa de honra da solenidade alusiva aos 15 anos do PPG-BiotecO Programa Multi-institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia completa 15 anos de contribuições para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A solenidade, realizada na noite da última sexta-feira, 17, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), reuniu professores, mestrandos, doutorandos e técnico-administrativos em educação que atuaram ou ainda atuam no PPG.

Compuseram a mesa de honra a reitora, professora Márcia Perales; a representante da superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Márcia Freitas; o representante do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Estevão Monteiro de Paula; a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), professora Andrea Viviana Waichman; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), professor Gilson Monteiro; a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Sônia Maria Carvalho; e o coordenador do PPG-Biotec, professor Carlos Gustavo Nunes da Silva.

Em pronunciamento, a reitora, professora Márcia Perales, enfatizou a importância do caráter multi-institucional do Programa que fortalece as atividades e dá credibilidade a ele, motivando novos alunos a se interessar pelo Programa e a participar. “É um programa exitoso, que envolve muito trabalho, muito esforço, muita dedicação. As instituições parceiras representam tudo isso também, pois existem para somar e para consolidar o avanço nessa área”, destacou. A reitora agradeceu aos envolvidos no PPGBiotec, que, segundo ela, fortalecem a Universidade pelo trabalho conjunto. “Hoje nós temos quase 40 programas de pós-graduação, e isso é resultado de muito investimento e dedicação. Todas as pessoas do PPGBiotec estão de parabéns. Elas têm a nossa admiração, o nosso respeito e o nosso apoio sempre. A UFAM se orgulha muito do PPGBiotec”, concluiu.

O coordenador do Programa, professor Carlos Gustavo, complementa as colocações da reitora afirmando que a cooperação estratégica resultou em números que hoje são grandiosos: 692 produtos científicos no último quadriênio, preenchendo os três eixos estabelecidos: Biotecnologia Agroflorestal; Biotecnologia de Saúde e Gestão da área Biotecnológica.

Referência

O PPGBiotec foi o primeiro curso de pós-graduação em nível de doutorado que a Ufam implantou, configurando-se como uma das primeiras ações na Amazônia Ocidental e na Amazônia Brasileira a criar uma base para a formação de recursos humanos na área biotecnológica. Os números exemplificam os resultados positivos da última década e meia. São 203 teses, 110 dissertações, 142 pós-graduandos nos cursos de mestrado e doutorado, 42 docentes e mais de 20 instituições parceiras. A diretora da Fapeam, professora Andrea Viviana Waichman, afirma ser este um motivo de orgulho não apenas à Universidade, mas ao estado do Amazonas como um todo. “Hoje, nós temos a formação completa: Graduação, Mestrado e Doutorado, oferecendo oportunidades dentro do nosso Instituto e formando profissionais altamente qualificados”, constatou.

No início, o Programa buscou consolidar os estudos e a compreensão da biodiversidade para seu uso sustentável. O objetivo foi viabilizar o potencial mais visado da região em nível mundial: o bioproduto amazônico. Diante desse desafio, o PPG reafirmou sua importância ao longo desses 15 anos, pelo que se tornou referência na região Norte e contribuiu, ainda, para a expansão da pós-graduação na UFAM, com a criação de programas em linhas correlatas.

Recursos Humanos

Um dos resultados mais visíveis da qualidade técnico-científica empreendida pelo Programa é a ascensão dos egressos, não raras vezes, como líderes influentes no âmbito regional. Além disso, a atração de expertises sob a influência do PPG tem relevância estratégica e fortalece uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta.

O professor Spartaco Astolfi Filho recebeu uma placa alusiva à sua contribuição para o crescimento e a consolidação do Programa. Um vídeo de homenagem ao docente foi exibido durante a solenidade. Segundo ele, um projeto prioritário para o tempo decorrente à sua futura aposentadoria é a publicação de um livro sobre Engenharia Genética, que faz parte de seu campo de atuação, além de outro que abordará a luta na Amazônia por viabilizar o desenvolvimento da Biotecnologia. O professor agradeceu, por fim, aos apoiadores do PPG, dentre eles a Suframa, por ter sido uma das principais financiadoras do projeto ainda em sua fase de idealização. O professor agradeceu também todo o suporte dado pela Universidade. “A UFAM não mediu esforços para a implantação da Bionorte, tivemos um sonho realizado”, concluiu.

Sobre a Bionorte

Com a proposta de promover maior conservação do Bioma Amazônico, a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), possui Programa de Pós-graduação multi-institucional que objetiva, além da proposta inicial, desenvolver uma indústria baseada na Biodiversidade existente na região.

Primeiro doutor formado pelo PPG em 2004, o professor Frank Cruz presidiu em 2015 comissão responsável pela elaboração de proposta para criação do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM (FCA), atuando hoje como coordenador do Programa. Também responsável pela publicação do livro ‘Formulação e fabricação de rações (aves)’ em 2008, o docente é importante referência do PPGBiotec.

A comemoração do aniversário é também uma oportunidade para homenagear os professores idealizadores e fundadores do Curso de Biotecnologia da Ufam:

1. Professor Dr. Spartaco Astolfi Filho;

2. Professor Dr. Charles Roland Clement;

3. Professor Dr. José Odair Pereira;

4. Professor Dr. José Ferreira da Silva;

5. Professor Dr. Luiz Antônio de Oliveira;

6. Professora Dra. Maria Lúcia Belém;

7. Professora Dra. Isabel Da Mota Pontes; &

8. Professor Dr. Wanderli Pedro Tadei;

 

Professores e Técnicos que tiveram destaque em suas produções científicas e tecnológicas, pelo apoio e compromisso na gestão do PPGBiotec também foram homenageados:

 

1. Professor Dr. Adrian Martin Pohlit;

2. Professora Dra. Cecília Verônica Nunez;

3. Professor Dr. Edmar Vaz de Andrade;

4. Professora Dra. Maria Francisca Simas Teixeira;

5. Professora Dra. Maria Do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves;

6. Professora Dra. Izeni Pires Faria;

7. Professor Dr. Valdir Florência da Veiga Junior; &

8. Técnica administrativa em Educação Nubiane Pinon.

Parcerias

O Programa é Multi-institucional, o que significa que as atividades são desenvolvidas em parcerias com outras instituições de ensino e/ou pesquisa, dentre as quais: Suframa; Fapeam; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Fundação de Medicina Tropical Doutor Reitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable