Temas de monografias da Faculdade de Direito mostram qualidade do curso e relevância social dos projetos
Abordando temas atuais e polêmicos, formandos do curso de Direito realizaram as defesas dos trabalhos de conclusão da graduação. Foram quase 100 apresentações nos diversos ramos do Direito, todas aprovadas. As atividades ocorreram durante sete dias e despertaram o interesse da comunidade universitária.
Desde a manhã da segunda-feira (8) até a noite desta terça-feira (16), os alunos finalistas da Faculdade de Direito (FD) expuseram aquele que é o último e mais importante trabalho acadêmico da graduação. O diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice, informou que foi necessário um planejamento para que todos pudessem defender as monografias num espaço de tempo apropriado. “Como eram duas turmas dos turnos diurno e noturno, fizemos um calendário para esse momento. Os estudantes estavam defendendo pela manhã, tarde e noite. Foi uma semana intensa de atividades”, declarou satisfeito.
Ainda segundo o professor, vários profissionais da área participaram da semana de defesas como membros das bancas que examinaram as monografias, o que mostra a relevância dos temas. “Tivemos aqui profissionais como, por exemplo, especialistas em Direito Ambiental, Eleitoral, técnicos do Tribunal de Justiça e advogados que atuam em áreas específicas do Direito”, enfatizou. Ainda de acordo com o professor Sebastião Marcelice, as defesas suscitaram também o interesse da comunidade interna e externa da Universidade. “Houve uma participação muito grande da comunidade. Em algumas apresentações o auditório estava completamente lotado”, acrescentou.
Para a professora da FD, Clara Maria Lindoso de Lima, orientadora de alguns estudantes, o trabalho monográfico proporciona o aprendizado da pesquisa, o qual permeará toda a atividade do Direito. “Ele (o trabalho) confere ao aluno a aptidão para a pesquisa. E para o profissional do Direito é impossível ter em mente todas as leis, os casos e hipóteses. Mas ele precisa ter a prática da pesquisa para saber encontrar a solução da situação que lhe será colocada”, instruiu.
Ygo Zany Nunes Correa defendeu a monografia “Responsabilidade civil pela perda de uma chance compatibilizada nas relações de trabalho”. Para o graduando, o trabalho de conclusão de curso propicia ao aluno, além do conhecimento científico, um atributo necessário aos recém-formados, o sentimento de segurança na formação adquirida. “A monografia é o fechamento de um ciclo acadêmico. Com ele, você se coloca à disposição da sociedade para trabalhar no Direito. Com ele também, você se sente seguro para atuar na área porque detém o conhecimento exigido. É importante deixar a academia sabendo que foi preparado para ser um bom profissional”, esclareceu o estudante aprovado com nota máxima.
A aprovação dos formandos indica o resultado das ações desenvolvidas durante os anos de estudo dos novos bacharéis, segundo o coordenador da FD. “Para nós é uma grande alegria e até nos traz orgulho ver nossos alunos se destacando dessa maneira. A maioria dos trabalhos tem uma profundidade muito grande que foi recomendada para a publicação”, comemorou.