Inicia primeiro período letivo de 2017 na UFAM

Universidade recebe, nesta segunda-feira, 13, mais de 17 mil estudantes.

Nesta segunda-feira, 13 de março, a UFAM dá as boas vindas aos quase 18 mil estudantes que iniciam as atividades do primeiro semestre letivo de 2017. Na capital, são esperados mais de 13 mil alunos, entre calouros e veteranos; já nas unidades fora da sede, mais de 4.500 estudantes são aguardados. Várias atividades serão realizadas pelas unidades acadêmicas para recepcionar os novos universitários.

Ingressantes no Centro de Convivência da UFAMIngressantes no Centro de Convivência da UFAM

O início do primeiro letivo de 2017 na UFAM foi marcado por diversas programações de acolhida aos alunos ingressantes. Cindy Correa de Farias estava no tour pelo Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho promovido pelo Centro Acadêmico de História (CACHA). Além do bloco das salas de aula onde vai estudar, ela conheceu locais como o Restaurante Universitário (RU) do Setor Norte, o Centro de Convivência e o Prédio da Reitoria. Com Ensino Médio concluído no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), ela comemora a conquista da vaga na Universidade Federal do Amazonas. "Passei pelo PSC sem fazer cursinho. Os estudos na minha escola foram suficientes para eu conquistar essa vaga. Agora estou com muita expectativa em relação às aulas. Saber como é, se é o que estou esperando, pois quero aprender muito e ser uma boa profissional", declarou a acadêmica do curso de História.

Calouros de Engenharia de Materiais na fila do Restaurante UniversitárioCalouros de Engenharia de Materiais na fila do Restaurante Universitário

Na fila do Restaurante Universitário, os calouros do curso de Engenharia de Materiais demonstravam entrosamento. Eles destacaram o esforço de cada ingressante para entrar na UFAM. "Estamos muito felizes por ingressar na UFAM. Cada um de nós conquistou uma vaga para o curso com muito estudo e tal fato é um acontecimento de marcante na vida de um estudante. Os desafios que estão por vir são enormes e nos dão uma perspectiva totalmente nova. Agradecemos por essa oportunidade de estarmos aqui".

Primeiras impressões

Calouro do curso de Geografia, Samuel Araújo, foi logo comprar créditos que garantem a meia-passagem no transporte coletivoCalouro do curso de Geografia, Samuel Araújo, foi logo comprar créditos que garantem a meia-passagem no transporte coletivoEgresso da rede pública de ensino, Samuel Almeida de Araújo, 21, foi aprovado para o curso de Licenciatura em Geografia. Precavido, já estava na fila do Sinetran para adquirir créditos para a meia-passagem. E comentou as primeiras impressões que teve acerca da universidade onde vai estudar pelos próximos quatro anos. "Disseram que as filas ficam grandes e resolvi garantir logo meus créditos nesse momento em que tudo está tranquilo. Quanto à estrutura da UFAM, atendeu todas as minhas expectativas, o espaço é amplo e convida ao estudo. Quanto ao ensino, espero que seja de boa qualidade, pois as referências são ótimas. Só achei desconfortável nos depararmos, já na nossa chegada, com uma escolha tão importante como a de um reitor ou reitora. É política e, nós, brasileiros estamos muito descontentes com os rumos políticos em nosso país. Acredito que essa consulta que vai ocorrer no dia 22 de março só deveria ocorrer quando já estivéssemos pelo menos no segundo mês de aula, para conhecermos melhor as propostas dos candidatos e estarmos preparados para tal responsabilidade", avaliou o calouro.

Dicas de veteranos

Veteranos do curso de Matemática deram dicas para facilitar a vida dos calouros do cursoVeteranos do curso de Matemática deram dicas para facilitar a vida dos calouros do curso

A UFAM também tem de volta neste dia 13 de março os veteranos. Os do curso de Matemática estavam reunidos no Centro de Convivência e aproveitaram para enviar um recado aos calouros do curso. "Considerando a escassez de conteúdo matemático no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, muitos estudantes ingressam na universidade com dificuldades que serão refletidas na disciplina de Cálculo I. Então, nós, veteranos do 5º período, recomendamos aos calouros de Matemática revisarem tudo o que estudaram e se dedicarem principalmente aos conteúdos não apresentados e não desistirem do curso devido a algumas expectativas frustradas. O caminho é difícil mesmo, mas vale ressaltar que a experiência na UFAM é muito boa, pois aqui somos preparados para viver em sociedade, em um mundo real. Então, nosso recado, em resumo é o seguinte: aos calouros, boas-vindas; aos veteranos, boa sorte e a todos, bons estudos!", disseram os veteranos.

Calendário Acadêmico

O fim do primeiro período letivo de 2017 será no dia 12 de julho de 2017. O início do segundo semestre letivo será no dia 31 de julho.