Nova gestão assume o Instituto de Ciências Exatas da Ufam

Entre as propostas da nova diretoria estão um plano de gestão de 10 anos para o Instituto, a criação de um regimento interno e o fortalecimento da pós-graduação

Da esquerda para a direita: professores Marta Gusmão e Cícero Cavalcante, ex-diretores do ICE; a reitora da Ufam, professora Márcia Perales; e professores Raimundo Passos e Nilomar Oliveira, novos gestores do Instituto.Da esquerda para a direita: professores Marta Gusmão e Cícero Cavalcante, ex-diretores do ICE; a reitora da Ufam, professora Márcia Perales; e professores Raimundo Passos e Nilomar Oliveira, novos gestores do Instituto.Os professores Raimundo Passos e Nilomar Oliveira compõem a nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) para o quadriênio 2017-2021. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Faculdade de Direito na tarde desta sexta-feira (10).

A solenidade foi presidida pela reitora da Ufam, professora Márcia Perales. “Em momentos solenes como este”, declarou a reitora, “temos a oportunidade de reconhecer publicamente o trabalho daqueles que encerraram o mandato e cumpriram uma missão para nossa instituição. Deste modo, agradeço a professora Marta Gusmão pela dedicação, empenho e leveza com que assumiu sua função. Agradeço igualmente ao professor Cícero Cavalcante pela competência com que exerceu seu cargo e pelas contribuições no Conselho Universitário. Podemos dizer que o trabalho de ambos foi feito com seriedade, competência e vontade de acertar”.

A reitora reforçou ainda o apoio integral da Administração Superior ao ICE, não como concessão, mas como dever. “Um cargo de gestão não é individual, ele expressa o coletivo. É um exercício cotidiano feito por meio do diálogo que estabelecemos com nossos pares. Esse é um compromisso que a Ufam assume com suas unidades acadêmicas”, disse e encerrou desejando sucesso aos novos diretores. “Tenho certeza que trabalharão da melhor forma para ter êxito nessa nova empreitada”.

Nova gestão

O novo diretor do ICE, professor Raimundo Passos, pontuou três aspectos que marcarão a administração que se inicia: um plano de gestão de 10 anos para o Instituto, a criação de políticas para a diminuição dos índices de evasão estudantil nos cursos de graduação e o fortalecimento da pós-graduação.

O novo diretor do ICE, professor Raimundo Passos, em seu discurso de posseO novo diretor do ICE, professor Raimundo Passos, em seu discurso de posse

“Nossas propostas foram pensadas para levar o ICE a níveis ainda mais elevados. Uma das nossas principais metas é o plano de gestão de 10 anos do Instituto. Um regimento próprio do ICE também será importante, pois atenderá as necessidades específicas da Unidade. O fortalecimento da pós-graduação receberá atenção especial de nossa parte. Outra meta é a diminuição do índice de evasão entre nossos alunos da graduação. Queremos entender os motivos que levam à evasão e solucionar este problema por meio de políticas efetivas para a permanência dos estudantes”, afirmou.

O diretor, que acumula experiência como chefe de departamento e coordenador de curso, declara que a nova gestão será transparente e aberta à participação da comunidade universitária. “Queremos técnicos, professores e alunos observando o que precisa ser mudado e dando sugestões de melhoria. A percepção do local de trabalho, ensino e aprendizado de cada um é fundamental para melhorar o Instituto”.

O vice-diretor, professor Nilomar Oliveira, corroborou a fala do colega a respeito de estabelecer uma política de diálogo permanente com a comunidade. Acrescentou, ainda, alguns planos futuros para o ICE: “Trabalharemos para fortalecer as políticas de parceria com a reitoria e fazer com que os planos pedagógicos dos nossos cursos entrem em sintonia com o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] da Universidade”, adiantou.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar ao lado do professor Raimundo, que é uma pessoa séria e dedicada. Eis uma visão que nós dois compartilhamos: somos servidores, acima de tudo. Estamos em um cargo, mas não somos donos dele. Estamos aqui para trabalhar da melhor forma possível em benefício dos nossos alunos”, finalizou o professor.

Gratidão

A ex-vice-diretora, professora Marta Gusmão agradeceu a oportunidade de estar à frente do ICE. “Foi uma honra imensa, aprendi bastante nos últimos quatro anos. Sou grata pela chance que me deram de gerir esse instituto formado por grandes professores e com enorme potencial. Desejo sorte à nova gestão e que possamos continuar crescendo para tornar o ICE uma das melhores unidades da Ufam”, disse a professora.

O professor Cícero Cavalcante, que ocupou o cargo de diretor, reconheceu o apoio dos colegas durante a gestão e classificou a experiência enquanto gestor como engrandecedora. “Eu era muito pequeno antes de participar da gestão. Ao fazer parte dela, comecei a compreender que existe muito mais na Universidade que o Departamento de Matemática. Conheci as necessidades dos outros departamentos. Experiências boas como essa nos engrandece extremamente. Obrigado a todos que estiveram conosco nesta caminhada”, declarou.