Cirurgião Pedro Elias de Souza é empossado como diretor do Hospital Universitário Francisca Mendes

Na manhã desta quinta-feira, 09, o cirurgião-geral Pedro Elias de Souza foi empossado como diretor do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM). A solenidade ocorreu no auditório do Comitê de Ensino e Pesquisa (CEP) do hospital. Durante oito anos, de 2007 a 2015, o doutor Pedro Elias dirigiu o HUFM e se afastou da direção para assumir a Secretaria de Estado de Saúde.

No discurso de retorno à direção da unidade hospitalar, ele destacou o engajamento da equipe de profissionais do HUFM. "Eu percebo que a equipe continua afinada e tratando o hospital com carinho e amor. Acredito que a assistência de boa qualidade de um hospital começa na limpeza. Eu duvido o melhor cirurgião operar em um ambiente sujo. Digo isso para demonstrar que todos temos a mesma importância e o mesmo objetivo, que é atender bem quem procura tratamento no nosso hospital. Da entrada do paciente até o momento em que ele recebe alta, é nosso dever tratarmos bem, com todo o nosso profissionalismo. Ressalto sempre para meus colegas que recebam um paciente da mesma forma como receberiam a própria mãe. Só assim conseguimos realizar o melhor atendimento. A partir de agora estaremos juntos pelo tempo suficiente para que o Francisca Mendes continue trilhando o caminho que o torna referência em cirurgia cardiovascular, atendendo do neonato ao adulto", declarou o diretor durante a solenidade de posse.

O diretor também ressaltou recentes conquistas do HUFM. "Durante o período que estive à frente da SUSAM, conseguimos um investimento no valor de 7 milhões de reais para aquisição de equipamentos e um novo aparelho de hemodinâmica, o segundo do nosso hospital. Esse equipamento permite o tratamento de aneurisma cerebral pela via endovascular  - em que não é necessário abrir o crânio - e em 60 dias estará em atividade no Francisca Mendes. O HUFM é o único hospital da rede pública do Brasil que realiza esse tipo de procedimento ", afirmou o diretor.

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, agradeceu ao doutor Pedro Elias por ter aceitado a missão de voltar a dirigir o hospital. “Eu lembro que quando o doutor Pedro Elias saiu, todos nós lamentamos, mas ao mesmo tempo, estávamos felizes porque ele teria a oportunidade não só de olhar para o Francisca Mendes, mas para toda a saúde do Amazonas. Todos acompanharam a luta que ele teve à frente da Secretaria. Foi uma missão árdua, enfrentada de forma exemplar. Nós agradecemos a ele por ter aceitado voltar, pois a construção desse hospital tem a ver diretamente com a história de vida do doutor Pedro Elias. Estamos todos felizes com a sua volta, com a sua decisão”, ressaltou a reitora.

A reitora também destacou a dedicação da antecessora do diretor, Juliana Palheta Braga. "Ela foi uma fortaleza. Só vinha até mim quando não conseguia resolver sozinha. Foi uma gestora extraordinária ao longo desse processo e agora vai poder relaxar um pouco”, elogiou a gestora máxima da UFAM.

A ex-diretora também fez um discurso de agradecimento aos colegas do hospital . “O que me fez permanecer foi a ajuda de todos os gerentes e colaboradores, amigos, funcionários terceirizados. O HUFM é uma grande família. Todos aqui trabalham por amor”, declarou Juliana Palheta Braga.

Presente à solenidade, a Secretária de Estado de Saúde, Mercedes Gomes de Oliveira, colocou a Secretaria de Estado de Saúde à disposição para apoiar as atividades do HUFM. “É uma honra participar desse momento e presenciar o carinho que todos os servidores têm pelo doutor Pedro Elias. Coloco a Secretaria de Saúde à disposição do que for necessário para o engrandecimento deste hospital”, destacou a Secretária.

O retorno à direção do HUFM foi comemorado pelos servidores do Hospital. “O retorno do Dr. Pedro Elias ao Hospital Francisca Mendes é de relevada importância, devido a sua competência e experiência já conhecida por todos. Com certeza, teremos um avanço nas nossas metas para o melhor atendimento aos nossos usuários”, declarou o gerente de Laboratório, Rogério Lobo. O gerente de Farmácia, Klinger Sobrinho declarou que o Dr. Pedro Elias demonstra dedicação singular aos pacientes. “Recebemos com grande satisfação o retorno de doutor Pedro Elias ao HUFM. Esperamos o mesmo zelo e dedicação que sempre demonstrou a este hospital, aos funcionários e, principalmente, aos pacientes”.

Perfil

O doutor Pedro Elias começou a carreira como médico assistencial no serviço de cirurgia geral e assumiu a direção da unidade em 2007 onde ficou até junho de 2015. É membro da Câmara Técnica de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina e coordenador do programa Telessaúde Brasil Redes no Núcleo Amazonas do Ministério da Saúde. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica. Foi Secretário de Estado de Saúde do Amazonas e membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), de julho de 2015 a janeiro de 2017.