Homenagem da CMM às mulheres da Ufam

Vereadora Terezinha Ruiz foi a proponente da homenagem à reitora da UfamVereadora Terezinha Ruiz foi a proponente da homenagem à reitora da UfamNo Dia Internacional da Mulher, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales Mendes Silva, foi uma das seis homenageadas pela trajetória de destaque no cenário da educação amazonense em solenidade promovida na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira, 8 de março. A proposta foi da vereadora Terezinha Ruiz.

Prestes a concluir seu segundo mandato à frente da Universidade, a assistente social e professora de carreira há mais de 30 anos acumula experiência de luta e conquistas. “Os 32 anos que tenho no ensino, na pesquisa e na gestão, dos quais os últimos 12 foram como pró-reitora de Extensão e reitora, foram um período de excepcional aprendizagem. Em 2009 eu disse que a honra de ser a primeira reitora da Ufam era diretamente proporcional ao desafio de administrá-la. Ainda penso da mesma forma”, afirmou.

“É um imenso desafio e uma imensa honra por se tratar de uma Instituição de referência para todos. A Universidade Federal do Amazonas possui legitimidade e credibilidade construídas ao longo desses 108 anos. E isso é resultado do trabalho de pessoas que se comprometem com a sua instituição e encaram os desafios com muita competência e sem nenhuma soberba. É uma missão de encantamento e desafio, porque nós temos a responsabilidade e o papel estratégico de buscar outros níveis de educação e desenvolvimento para o país”, explicou a professora.

Na avaliação dela, a busca pela competência técnica deve estar no mesmo patamar da formação cidadã. “É importante ser excelente em seus indicadores, mas sem nunca se esquecer do compromisso social”, ponderou. A homenageada recordou ainda que a Ufam possui uma comunidade acadêmica de mais de 45 mil pessoas e está presente de forma permanente nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins há dez anos, tornando-se um espaço cada vez mais plural e democrático do embate de ideias, mas, sobretudo, de respeito às diferenças.

Por fim, a reitora estendeu a homenagem a todas as servidoras da Universidade que trabalham diariamente por uma instituição ainda mais credível pela sociedade. “Eu aprendi muitas coisas e aprendi que sozinha não se faz nada. A gestão só se tornou possível porque há pessoas que acreditam que essa jornada vale a pena. Este é um dia com significado político muito importante, e eu quero dedicá-lo a todas as servidoras da Ufam. Muito obrigada por construirmos juntas uma Universidade cada dia melhor. Serei eternamente grata”, concluiu.

Segunda mulher a assumir a presidência da Academia Amazonense de Letras (AAL), a professora Rosa Brito também esteve presente na solenidade.

Semana Internacional

A homenagem faz parte da Semana Internacional da Mulher, promovida pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher. No rol de seis mulheres de destaque escolhidas pela vereadora professora Terezinha Ruiz, está a reitora da Ufam, que, nas palavras da parlamentar, é a mais destacada representante da Educação. “Esta sessão especial busca expor a trajetória de mulheres na sociedade, seja na vida profissional ou comunitária, que são exemplos e motivação para outras mulheres”, declarou a proponente.

Ao falar da própria experiência de vida, a parlamentar relembrou a relação de proximidade que tem com a educação. “Meu pai era operário da construção civil, mas sempre incentivou os filhos a estudarem. Meu irmão é arquiteto e engenheiro, e eu sou formada em Letras, concluí a especialização em Gestão Escolar e lecionei como professora substituta na Universidade”, orgulha-se a professora, ao também citar que conhece a competência e o trabalho realizado pela reitora. “Sei que a família dela é de Itacoatiara e todos sempre se destacaram nessa área, por isso a admiração que tenho pelo trabalho dela, que foi inclusive reeleita”, disse.

Seis mulheres

Ao lado da professora Márcia Perales, outras cinco mulheres também receberam o reconhecimento da vereadora Terezinha Ruiz. São elas: a delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Andrea Nascimento Pereira; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11), Eleonora Saunier Gonçalves; a auditora fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e coordenadora da Corrida da Mulher Amazônica, Jeroniza Albuquerque; a desembargadora do TRT 11 Solange Maria Santiago Morais; e a Fundadora e Diretora de Políticas Internas do Instituto do Autismo do Amazonas (IAA), Ana Maria Silva do Nascimento Melo. Outros vereadores também indicaram personalidades femininas de destaque.