Propesp divulga edital dos Programas de Iniciação Científica 2017-2018

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) divulga o edital de seleção para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), referentes ao período 2017–2018.

As inscrições podem ser realizadas de 21 de fevereiro a 3 de abril, por meio do endereço eletrônico da Propesp. O processo de inscrição deve conter o projeto em formato word de acordo com o formulário disponível em anexo; a indicação se o aluno será voluntário ou concorrente à bolsa (bolsista); e o link do Currículo Lattes atualizado do orientador.

Para participar, os acadêmicos devem atender requisitos como: estar regularmente matriculado em curso de graduação da Ufam ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES) em Manaus; estar cadastrado no Portal Lira da Ufam (módulo aluno), na Plataforma Lattes do CNPq e no SIGFapeam (PAIC); fazer parte de grupo de pesquisa da Ufam cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; e ser indicado por pesquisador da Ufam, apto a participar como orientador no programa.

Informações completas podem ser acessadas no edital em anexo.

O que é Iniciação Científica?

Trata-se de uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento. É o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante-pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor-pesquisador.

Retificação do Anexo I

O Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DP/PROPESP) informa à comunidade acadêmica a retificação do Anexo I (planilha de pontuação do currículo) do Edital 008/2017-PROPESP, que visa à inscrição para seleção de projetos, orientadores e bolsistas/voluntários no Programa de Iniciação Científica (IC) da Ufam 2017/2018. As alterações no Anexo I são por conta de não aparecer às legendas na planilha de pontuação do currículo. No entanto, no documento Formulário-de-Detalhamento-PIBIC-PAIC-2017_2018, postado juntamente com o Edital, as informações estão corretas.

Propesp: (92) 3305-1496