Apresentação de propostas e concepções diferentes de Universidade marcam primeiro debate entre os candidatos a reitor

Debate aconteceu no auditório doutor Zerbini da Faculdade de MedicinaDebate aconteceu no auditório doutor Zerbini da Faculdade de Medicina

O primeiro debate entre os candidatos a reitor da UFAM para o quadriênio 2017-2021 aconteceu nesta quarta-feira (08), no Auditório Doutor Zerbini da Faculdade de Medicina. 

O auditório, com capacidade para 170 pessoas, estava lotado. Durante três horas, os candidatos das chapas 17 "Juntos pela UFAM", 31 "Contraponto" e 33 "UFAM: conectada para o futuro" apresentaram as respectivas propostas de gestão para o quadriênio 2017-2021.

O debate foi composto por quatro blocos. No primeiro, com duração de trinta minutos, cada candidato apresentou suas principais propostas. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si alusivas aos temas ensino, pesquisa, extensão, concepção de universidade e gestão. O terceiro bloco foi dedicado a perguntas da plateia durante 90 minutos. As perguntas focaram ampliação de serviço noturno do Restaurante Universitário, política cultural, proposta de capacitação de servidores e desburocratização de processos de promoção docente. O quarto bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos.

 

Trabalho coletivo

Candidatos da Chapa 17 "Juntos pela UFAM, professor Hedinaldo Narciso Lima e professora Nikeila de Oliveira CondeCandidatos da Chapa 17 "Juntos pela UFAM, professor Hedinaldo Narciso Lima e professora Nikeila de Oliveira CondeDurante o debate, o candidato da chapa 17 "Juntos pela UFAM", o vice-reitor licenciado, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou que, se eleito, o trabalho coletivo será a marca de sua administração. “Nós, candidatos a reitor, pensamos diferente, temos concepções de Universidade diferentes, mas eu acredito que independente de quem seja o vencedor desse processo, devemos estar, de fato, juntos, pela instituição. Quando esse processo eleitoral terminar, dia 31 de março, nós vamos todos estar juntos pela Universidade. Cada um na sua função, na sua unidade acadêmica; todos compromissados com a nossa instituição. A marca da minha gestão será o que diz nosso slogan “Juntos pela UFAM”, ou seja, trabalharemos junto com a comunidade universitária, reunindo as pessoas e colhendo o melhor de suas potencialidades. Aliás, é  dessa forma que eu tenho trabalhado como vice-reitor da Universidade e também quando estive à frente da Faculdade de Ciências Agrárias e é dessa forma que pretendemos continuar lutando por melhores condições de trabalho em todos os ambientes da Universidade, ampliando espaços de ensino-aprendizagem, cultura, esporte e lazer”, ressaltou o candidato da chapa 17.

Transparência

Candidata a reitora pela Chapa 31 "Contraponto", professora Arminda Mourão. A candidata a vice-reitora, professora Iolete Ribeiro estava em compromisso pré-agendadoCandidata a reitora pela Chapa 31 "Contraponto", professora Arminda Mourão. A candidata a vice-reitora, professora Iolete Ribeiro estava em compromisso pré-agendadoA professora Arminda Mourão, candidata da chapa 31 "Contraponto" afirmou que pretende administrar a instituição com democracia, participação e transparência. "São tempos difíceis, tempo de incertezas, com um cenário político que bombardeia a Universidade Pública com corte de verbas, com ataque à carreira docente, com ataques às organizações da sociedade brasileira e por isso nós nos reunimos em um grupo bastante amplo para discutir a universidade e os princípios que a regem. As nossas propostas não estão prontas, estão sendo construídas no decorrer do processo, mas temos linhas mestras que nos orientam e convidamos a comunidade a contribuir com as nossas propostas. É nisso que consiste a nossa forma diferente de fazer política. Nossas decisões são discutidas, participativas. Nosso projeto não é um projeto pessoal de poder. Ao vivermos esse tempo sombrio, nós vamos lutar pela autonomia universitária, pela transparência na tomada de decisão em todas as instâncias e restituir a Democracia”, declarou a candidata que compõe chapa com a diretora da Faculdade de Psicologia licenciada, professora Iolete Ribeiro.

 

Diálogo, universidade amazônica e UFAM MED

Candidatos da Chapa 33 "UFAM conectada para o futuro", professor Jacob Cohen e professor Sylvio PugaCandidatos da Chapa 33 "UFAM conectada para o futuro", professor Jacob Cohen e professor Sylvio PugaO candidato da chapa 33 "Ufam conectada para o futuro", professor Sylvio Puga, declarou que, se eleito, sua gestão será reconhecida pelo permanente diálogo com a comunidade. "A chapa composta por mim e pelo professor Jacob Cohen tem princípios baseados na excelência. Isso representa maior formação dos nossos alunos, mais qualificação dos nossos técnicos e melhor titulação dos nossos professores, tudo baseado na Universidade amazônica que é, exatamente, uma universidade voltada para os problemas de nossa região, mas que oferece, ao mesmo tempo, soluções para o Brasil e para o mundo. A nossa gestão será sempre reconhecida pelo diálogo, pois jamais atuaremos de forma autoritária, desqualificando colegas ou diminuindo propostas. Também vemos a área da saúde como estratégica em nosso Estado. A UFAM tem o HUGV, que tem os recursos humanos administrados pela EBSERH e nós pretendemos criar um Comitê para que EBSERH e UFAM administrem, juntas, o Hospital Universitário Getúlio Vargas. Também temos a proposta de criar um Departamento no HUGV, denominado, inicialmente, de UFAM MED, que vai atender aos membros da comunidade da UFAM”, ressaltou o candidato.

 

Entenda o processo da escolha de reitor na UFAM

A eleição do gestor máximo da Universidade é realizada pelo Conselho Universitário, em sessão pública. Para a indicação dos novos gestores ao Ministério da Educação (MEC), os conselheiros consideram a escolha da comunidade universitária, declarada durante consulta informal.

A Consulta Informal à Comunidade Universitária ocorre no próximo dia 22 de março. Se houver segundo turno, a consulta será realizada no dia 31 de março.

A reunião do Conselho Universitário - CONSUNI para validar a escolha da comunidade Universitária está agendada para o dia 07 de abril de 2017.

Próximos debates

O próximo debate será no dia 10 de fevereiro, às 18h, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET). O terceiro debate será no dia 14 de fevereiro, às 9h, no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. No dia 20 de março, às 17h, ocorre debate no Auditório Eulálio Chaves – Setor Sul do Campus Universitário.

Demais campi

No dia 13 de março, às 9h, ocorre debate no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC). No dia 14 de março, às 14h, no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB). No dia 16 de março, às 14h, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá (IEAA) e no dia 18 de março, às 8h, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ).

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable