Classificados no PSC e no SiSU 2017 realizam matrícula institucional até 10 de fevereiro

Classificados nos dois processos seletivos devem estar atentos à documentação exigida e ao local, data e horário para efetivação da matrícula institucional

Classificados nos dois processos de seleção devem comparecer com os documentos até o dia 10 de fevereiroClassificados nos dois processos de seleção devem comparecer com os documentos até o dia 10 de fevereiroNos dias 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de fevereiro de 2017, os candidatos classificados pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC) e pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU/MEC) serão recebidos nos locais e horários designados nos editais de cada processo para a fase presencial da matrícula institucional na Universidade Federal do Amazonas.

Em média, são esperados 300 candidatos em cada um dos seis dias destinados à matrícula nos cursos da capital, cujo total de vagas é 1.910. Para as unidades acadêmicas de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, a Ufam oferta  o total de 825 vagas.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino de Graduação adjunto, professor Nelson Noronha, o comparecimento está dentro do esperado. “Temos as listagens dos aprovados no PSC e no SiSU, então, o que eles precisam fazer é apresentar toda a documentação exigida nos editais de cada seleção. A lista de documentos deve estar completa e correta”, esclareceu o docente.

Diretora do Departamento de Registro Acadêmico da Proeg alerta: é preciso ler o edital para evitar pendênciasDiretora do Departamento de Registro Acadêmico da Proeg alerta: é preciso ler o edital para evitar pendênciasResponsável por acompanhar mais de perto o processo de matrícula, a professora Luciana Souza é diretora do Departamento de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (DRA/Proeg). “Alertamos sempre que leiam o edital e esclareçam as dúvidas com antecedência, para que o procedimento seja rápido e eficiente e evitada qualquer pendência documental”, apontou a gestora.

Pendências

Segundo ela, os dois maiores problemas são ausência de comprovação de renda, sem a qual não poderá ser concluída a matrícula em modalidades de reserva de vagas, e da foto 3X4, que deve ser entregue por todos os classificados no ato presencial. “Uma equipe de mais de 25 servidores da Proeg e de outros setores está preparada para atender a demanda de quase quatro mil aprovados em Manaus e 1,6 mil nas unidades fora da sede durante esses seis dias. Nosso planejamento é aprimorado a cada ano para tornar o trabalho mais eficiente”, destacou.

Olavo Siqueira, 17, foi aprovado no PSC para Ciências ContábeisOlavo Siqueira, 17, foi aprovado no PSC para Ciências Contábeis

Está nos editais de matrícula, mas vale a pena lembrar que a Lei nº 12.089/2009 proíbe a existência de vínculo com outra instituição de Ensino Superior Pública. Assim, o candidato classificado nos dois processos seletivos, deve, no ato da matrícula, optar por um curso. “Ele terá o prazo de cinco dias para apresentar à Ufam declaração de desistência do vínculo com outra instituição dessa natureza. Se o curso é na Ufam, ele opta no dia na mesma hora”, é o que informou a diretora do DRA.

Escolha

Olavo Siqueira, 17, foi um dos aprovados no PSC para o curso de Ciências Contábeis. “Escolhi estudar à noite para ter mais tempo para me dedicar às atividades acadêmicas ou a um estágio”, planeja o jovem. “Sempre gostei dessa área, porque é um trabalho administrativo indispensável para qualquer negócio e para as pessoas físicas também. O contador atua com as finanças ligadas ao governo, facilitando a arrecadação de tributos; como no Brasil se cobram muitos impostos, existem muitas áreas boas para atuar”, avaliou com antecedência a carreira para a profissão que deseja seguir.

A mãe, Fabiane Siqueira, que é professora, reconhece que esse é um passo muito importante para Olavo. “A expectativa é grande. Espero que a profissão dê bons horizontes, porque é uma área de que ele gosta muito e a Ufam foi a escolha dele”, afirmou, já que o filho foi aprovado em outras instituições para o mesmo curso. “Aqui tem mais tradição”, justificou o ingressante.

É cada vez mais comum os filhos escolherem profissões diferentes das dos pais, como também é o caso da caloura de Medicina Amanda dos Reis, 17. “Meus pais são engenheiros civis, mas eu sempre, desde que tive entendimento na vida, quis ser médica”, lembrou. 2016, segundo ela, foi o ano mais difícil: foram muitas horas de estudos na escola, cursinhos, aulas extras aos sábados e domingos... Mas o resultado, que veio no SiSU, cujo resultado foi o último a ser divulgado, fez a jovem refletir sobre o valor de perseguir um objetivo com determinação.Caloura no curso de Medicina, Amanda dos Reis diz que a espera e o esforço valeram a penaCaloura no curso de Medicina, Amanda dos Reis diz que a espera e o esforço valeram a pena

“Valeu muito a pena todo o esforço de um ano inteiro, ainda mais que só consegui a aprovação na última oportunidade. É ainda mais gratificante”, disse Amanda, que estava acompanhada da mãe, a engenheira Sigrid Bezerra. “Sou formada pela Ufam, na turma de 95. Eu e o pai dela nos conhecemos aqui, quando eu também tinha 17 anos, e fomos da primeira turma a usar o prédio projetado por Severiano Mário Porto na Faculdade de Tecnologia”, recorda, ao dizer do orgulho que sente ao ver a filha ingressando também na Ufam.

Dúvidas?

Para esclarecimentos das dúvidas ou dificuldades de acesso ao ‘Cadastro do Calouro’ ligue para (92) 3305-1481 ou envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Todas as informações estão disponíveis na página da Proeg.