Sistema de bibliotecas da Ufam divulga campanha permanente de preservação do acervo

A ação é parte do calendário de campanhas previstas para o primeiro semestre de 2017

Com o tema “Saber preservar para preservar o saber”, a campanha educativa permanente, lançada no dia 09 deste mês, visa estimular o uso consciente e sustentável dos materiais bibliográficos no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/Ufam). A ação da campanha é feita através da exibição de cartazes informativos, de obras deterioradas pela má utilização, bem como a distribuição de folders e marcadores de páginas nas bibliotecas em Manaus e no Interior.

De acordo com a professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central, a necessidade da realização desta campanha se expressa nos altos índices de materiais danificados em todas as bibliotecas do Sistema. Em 2015 foram 826 livros, em 2016 foram 1.325 e no início de 2017 o sistema já contabiliza 123 livros com avarias.

“A subtração e a mutilação dos materiais bibliográficos, a exemplo de folhas dos livros rasgadas, assinaladas com marcador de texto, caneta ou lápis, livros molhados com água ou por uma bebida como café que causa mofo, dentre outros, inviabilizam a plena utilização do material bibliográfico disponível”, declarou.

Ainda segundo Célia, o objetivo maior da campanha é que a comunidade se sensibilize com a importância da preservação deste bem público. “O cuidado com o acervo das bibliotecas é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, assegurando o acesso irrestrito a produção intelectual daqueles que se dedicaram a expressar seu pensamento para contribuir com a reflexão sobre as especificidades do mundo”, enfatizou a professora.

Para Wilson Monteiro, servidor técnico administrativo, os usuários da biblioteca do Setor Norte responderam muito bem à campanha. “Divulgamos o material para os alunos na sala de estudos e eles nos deram dicas e repassaram as informações para outros usuários. Esse apoio é muito importante para que consigamos atingir o nosso objetivo que é preservar o acervo”, afirmou.

Calendário de campanhas

Ainda no primeiro semestre de 2017 o Sistema de Bibliotecas da UFAM promoverá mais duas campanhas voltadas para o engajamento de comunidade acadêmica, a Campanha “Conheça os Produtos e Serviços do Sistebib” e a "Campanha do Silêncio", confira as datas.

13 de março - Lançamento da campanha “Conheça os Produtos e Serviços do Sistebib”

O objetivo geral é tornar os serviços e produtos ofertados pelas bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Ufam amplamente conhecidos. Serão distribuídos materiais informativos sobre como acessar os conteúdos digitais disponibilizados, localizar livros, periódicos, pesquisar teses e como utilizar as salas de estudo.

17 de abril - Lançamento da "Campanha do Silêncio”

Visando criar uma atmosfera que favoreça a aprendizagem, o SISTEBIB criou uma campanha para minimizar os impactos causados com os ruídos que ocorrem dentro das bibliotecas. Os informativos estarão expostos nas mesas de estudo, nas chaves dos armários e em monitores dos computadores com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância desse hábito.

Mais informações pelo telefone: (92) 3305-5071