Alunos da UFAM criam jogos para ajudar no ensino da Matemática
Para sair do ensino convencional da Matemática, limitadas apenas aos números e fórmulas, cerca de 40 alunos da disciplina de Laboratórios de Ensino, da Universidade Federal do Amazonas, promoveram, na noite da última sexta-feira, 12, a I Mostra de Jogos Didáticos voltado à divulgação de novas ferramentas que possam ser usadas em sala de aula.
Sob a coordenação do professor Francisco Eteval da Silva Feitosa, a Mostra aconteceu na Escola Normal Superior da UEA, na avenida Djalma Batista e motivou alunos como Daniel Sombra da Silva Filho, 18, idealizador do jogo batizado como “baralhos taxados”. O jogo propõe fazer uma relação de representações de do mesmo número, de diferentes formas, como por exemplo, quatro por quatro; quatro centésimos; um quarto e, finalmente, o número quatro decimal.
Criar os jogos foi uma experiência bastante produtiva, porque envolve a questão do raciocínio lógico e também o lado lúdico do aluno”, garantiu o estudante.
Para o professor coordenador do evento, Francisco Feitosa, os jogos irão contribuir no interesse do aluno para uma apreensão do conteúdo, de forma mais dinâmica e efetiva. “A Mostra tem como objetivo principal, provar ao professor outras formas interessantes de se trabalhar números, fórmulas, cálculos e, para nossa surpresa, a produção foi numerosa”, comemorou.
Nesta mostra, os jogos abordaram conteúdos do nível Fundamental II, do 6º ao 9º anos. Para cada jogo foram atribuídos alguns requisitos a serem atendidos:
· Os objetivos propostos;
· O número de jogadores aconselhado;
· Os materiais necessários para jogar;
· O modo de jogar;
· Os materiais necessários para confeccionar o jogo.
Abaixo, a produção dos alunos por série.