Ufam divulga Edital de Abertura do processo de consulta informal à comunidade para Reitor e Vice-reitor

Inscrições dos candidatos ocorrem no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (Cccun), torna público o Edital de Abertura do processo de consulta informal à comunidade universitária para a escolha do Reitor e Vice-Reitor da Ufam, gestão 2017-2021.

O período de inscrições das chapas será entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017, na secretaria do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), setor Sul do Campus, das 08h às 12h, e das 14h às 18h. Podem se candidatar aos cargos os docentes da Ufam que estejam na condição funcional de Professor Titular ou Professor Associado 4, ou que sejam portadores do título de Doutor, sendo este independente do nível ou da classe do cargo ocupado. A ficha de inscrição está disponível no Edital em anexo.

Para os candidatos que estejam ocupando cargos de direção (CD) ou função gratificada (FG) é necessário que apresentem no ato da inscrição, o documento comprobatório de afastamento das respectivas funções a partir da data da sua inscrição até a conclusão da consulta. A divulgação do resultado final das inscrições, após recursos, será no dia 7 de fevereiro.

Processo de consulta à comunidade acadêmica

No período de 10 de fevereiro a 20 de março ocorrerão debates entre os candidatos nas unidades da Ufam em Manaus, e nas demais fora da sede (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins).

O 1º turno da Consulta será no dia 22 de março. Apuração dos votos e resultado final, 23 março. Já o 2º turno, se houver, será no dia 31 de março, com apuração dos votos em 1 de abril.

Sobre a Consulta e quem pode votar

O preenchimento dos cargos de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas (gestão 2017-2021) será precedido de consulta informal à Comunidade Universitária, através do voto secreto e paritário em urnas  do tipo convencional, leitura ótica por escâner ou por urna eletrônica, em Manaus e nos campi avançados. Ao todo serão disponibilizadas 25 urnas no processo eleitoral.

Podem votar:

• Os docentes ativos admitidos até 07/03/2017 (efetivos, substitutos e voluntários) e os docentes aposentados da UFAM;
  • Os técnico-administrativos ativos admitidos até 07/03/2017 e os técnico-administrativos aposentados da UFAM;
  • Os discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu da UFAM, regularmente matriculados até 07/03/2017.

A consulta para a escolha do Reitor e Vice-Reitor da Ufam será conduzido pela Cccun em Manaus, e mais cinco Sub-Comissões presentes nas unidades da Ufam fora da sede. O Regimento de Consulta à Comunidade da UFAM está disponível em anexo. A eleição será realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) no dia 07 de abril de 2017.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital 001_2017.PDF)Edital 001/2017[ ]207 kB
Fazer download deste arquivo (Regimento de Consulta à Comunidade Universitária da UFAM para Escolha de Reitor )Regimento sobre a Consulta[ ]355 kB