Ufam adere a Federação das Comunidades Acadêmicas (CAFe)

Com a adesão, alunos da UFAM têm acesso a conteúdo e serviços oferecidos pelas 162 instituições integrantes. Confira o tutorial para acessar a Rede.

O acesso à Rede CAFe, viabilizado pela Biblioteca Central e pelo Centro de Informação (CTIC) da UFAM, dá acesso remoto e gratuito ao conteúdo completo de mais de 30 mil revistas científicas nacionais e internacionais disponibilizadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“Antes os alunos podiam acessar o portal de periódicos de casa, mas como não estava dentro do ambiente da Universidade, não tinham acesso a todo o conteúdo disponível para a Ufam. Agora eles terão acesso remoto à totalidade de bases que a CAPES disponibiliza, onde estiverem”, explicou a professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central.

Segundo a professora, essa iniciativa favorece também a integração do conhecimento científico produzido nas Unidades fora da sede. “No interior do Amazonas, por exemplo, essa adesão vai favorecer ainda mais as dinâmicas de acesso da comunidade às bases de conhecimento online”, enfatizou.

Na Rede também são oferecidas vídeoaulas, jornais históricos com publicações da África, América Latina, Sudeste Asiático e Caribe, biblioteca de imagens de patologias e programas como o DreamSpark, da Microsoft que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior.

O acesso pode ser feito através do site de Sistemas de Bibliotecas da Universidade do Amazonas (SISTEBIB) ou do Portal da UFAM.  É necessário seguir o passo a passo do cadastro para a primeira identificação. Feito isso o aluno terá acesso liberado ao conteúdo disponível para UFAM.

Rede CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados.

Por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação.

Nada Consta online disponível para alunos da pós-graduação.

Outro serviço online disponível para a comunidade é o Nada Consta Online. O documento emitido pelo SISTEBIB para discentes, finalistas de cursos de graduação ou pós-graduação para colação de grau e recebimento de diploma, bem como para fins administrativos por parte dos servidores em caso de afastamento ou aposentadoria, agora pode ser solicitado online também por alunos de pós-graduação através do site do Sistema de Bibliotecas, ecampus ou através do formulário digital

Informações ou dúvidas pelo telefone: (92) 3305-5071 da Divisão de Tecnologia da Informação do Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB) ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..