Diretoria toma posse na FES para o quadriênio 2017/2021

Dentre as propostas estão impulsionar a qualificação dos servidores e viabilizar a criação de mestrados e dos cursos de graduação em Relações Internacionais, Ciências Atuariais e Ciência Política

Integrantes da mesa de honra da solenidade de posse da nova diretoria da Faculdade de Estudos Sociais (FES)Integrantes da mesa de honra da solenidade de posse da nova diretoria da Faculdade de Estudos Sociais (FES)Hoje, a Faculdade de Estudos Sociais (FES) tem 79 docentes, 17 técnico-administrativos em Educação e cerca de 1.800 discentes. Com a missão de gerenciar a unidade, a nova diretoria, composta pelos professores Antônio Jorge Cunha Campos, diretor, e Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, vice-diretor, tomou posse na terça-feira, 3, no auditório Rio Amazonas da FES. O mandato será exercido entre 2017 e 2021.

Ao agradecer aos professores que concluíram a gestão iniciada em 2013, Sylvio Puga, ex-diretor, e Manoel Martins, ex-vice-diretor, a reitora, professora Márcia Perales, destacou que a comunidade acadêmica da Ufam possui mais de mais de 44 mil pessoas, entre alunos e servidores, e todos contribuem para que esta instituição consolide o espaço de credibilidade conquistado junto à sociedade amazonense. “Há na Ufam muita expertise, e ela é reconhecida. O nosso objetivo comum, para além das diferenças, é ver esta Universidade crescer pelo esforço de uma coletividade”, disse.

Professor Antônio Jorge Cunha Campos durante discurso de posse como diretor da FESProfessor Antônio Jorge Cunha Campos durante discurso de posse como diretor da FES“Esperamos que os professores Jorge Campos e Luiz Augusto tenham muito sucesso como dirigentes da Faculdade de Estudos Sociais e refirmamos que a administração superior continuará dialogando com os gestores, com os professores e alunos, porque essa é a nossa obrigação. Uma instituição só existe a partir de sujeitos concretos que dão vida a ela, e nós estamos aqui para dar o apoio necessário à nova gestão. Para 2017, desejamos a todos muita saúde e força para tocar os projetos e realizar os sonhos”, afirmou a reitora.

“Assumir cargos de gestão é uma experiência enriquecedora, porque exige uma dedicação maior que o habitual, inclusive por se tratar de uma das unidades mais importantes da Ufam, também pelo número de alunos”, apontou o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima. Na avaliação dele, os avanços conquistados na gestão anterior precisam ser consolidados e as metas ampliadas.

Assim também pondera o ex-diretor da Unidade, professor Sylvio Puga: “A minha mensagem hoje é de agradecimento pela confiança que os alunos e servidores depositaram em nós nesses quatro anos, quando pudemos avançar, por exemplo, com a criação das coordenações dos cursos noturnos”, disse.

Nova gestão

Reitora e vice-reitor com a diretoria anterior da FES e a diretoria recém- empossadaReitora e vice-reitor com a diretoria anterior da FES e a diretoria recém- empossadaO professor Jorge Campos é professor da Ufam há 18 anos, e acumula experiência como presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA/AM) e de 20 anos no Polo Industrial de Manaus (PIM). O novo dirigente destacou a força que será investida na qualificação dos servidores. “Queremos 100% dos nossos professores com doutorado. Hoje, todos os nossos técnicos têm graduação e vamos incentivar que eles façam mestrado e sigam se qualificando”, sustentou.

Em relação à área acadêmica, o professor valoriza a integração de experiências possibilitada por atividades interinstitucionais, como visitas técnicas. “Em novembro passado, um grupo de alunos nossos de Maués participou de uma visita em Santa Catarina, onde aprenderam sobre empreendedorismo, cooperativismo, start ups”, recordou. “A próxima visita será à Espanha”, disparou, ao reforçar que um dos principais objetivos da gestão é investir em ações de extensão que possibilitem experiências através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Empossado como vice-diretor para o quadriênio 2017/2021, o professor Luiz Augusto já acumula experiências em gestão. Há 24 anos no Departamento de Contabilidade da Ufam, o docente já teve a oportunidade de atuar como diretor e vice. "Por ser o mais antigo no Conselho Departamental (Condep), já substituí a professora Luíza Bessa na vice-diretoria quando ela se aposentou; e, eventualmente, a diretoria da Faculdade nas ausências da professora Mariomar Sales", lembrou.

Comunidade Acadêmica da FES prestigiou a solenidadeComunidade Acadêmica da FES prestigiou a solenidadeO professor Luiz Augusto também já  coordenou o curso de Contabilidade entre 2002 e 2012 e foi chefe do Departamento de Contabilidade de 2012 a 2013. Desde 2014, ele coordena o mestrado em Contabilidade e Controladoria da FES. "Como parte da gestão, pretendo estar alinhado com o diretor e buscar o fortalecimento da área acadêmica", informou o professor.

Dentre as principais propostas estão: a qualificação dos 79 docentes da unidade com doutorado, pois hoje 60% deles são doutores; o impulso das visitas técnicas para alunos da Faculdade; a implantação de cursos de mestrado nas três áreas; a criação dos cursos de graduação em Relações Internacionais, Ciências Atuariais e Ciência Política, cujas propostas já foram aprovadas pelo Conselho Departamental da unidade; o avanço no Qualis da revista eletrônica da FES, a Dialorg, para B1 (forma de classificação das revistas científicas brasileiras aptas a receberem publicações); e o fortalecimento do tripé ensino/pesquisa/extensão.