Neta de Eulálio Chaves, idealizador da UFAM, visita o campus e se emociona

Na manhã desta quinta-feira (11), a senhora Edwiges Maria Romani Chaves, neta do idealizador da UFAM e diretor honorário perpétuo da instituição, Eulálio Chaves, visitou as dependências da Universidade Federal do Amazonas. Ela estava acompanhada de seu esposo, Yukio Ukuma. Dona Edwiges é pedagoga, tem 60 anos, nasceu e mora em São Paulo e sempre ouvia o pai (Eulálio Backer Chaves) contar que o avô dela, Eulálio Chaves, havia fundado a primeira Universidade da cidade de Manaus e que um dia ele desejava trazer os filhos ao Amazonas para conferirem o busto em homenagem ao pai dele, mas as obrigações cotidianas sempre adiavam a viagem. “Não foi possível meu pai me trazer aqui, mas eu vim viver esse momento único de resgate da história da minha vida. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de conferir de perto o quanto meu avô é importante para a UFAM. Homenageio, com essa visita meu pai e meu avô”, declarou ela.

Mais que a primeira Universidade da capital do Estado do Amazonas, a Escola Universitária Livre de Manáos, fundada em 1909, é a atual Universidade Federal do Amazonas, a primeira universidade brasileira e principal referência do ensino superior público da Região Norte. A visitante ilustre não conteve as lágrimas ao se deparar com a homenagem ao avô, que empresta o nome ao maior auditório da instituição, o Auditório Eulálio Chaves, onde ocorrem as matrículas dos alunos aprovados no vestibular da instituição, as colações de grau e as principais solenidades da instituição. “Não é só o busto, é um auditório onde acontecem os principais eventos da UFAM. Minhas filhas Flávia e Taís também vão querer conferir tudo isso. Sou muito agradecida por essa homenagem prestada ao meu avô”, disse, emocionada.

Ainda durante a visita, Dona Edwiges Chaves foi presenteada com os livros “Archivos da Universidade de Manaos” e “ 100 anos da UFAM”, este último de autoria da professora Rosa Mendonça de Brito.

Eulálio Chaves

Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves, idealizador, Diretor Geral Honorário e Perpétuo da Escola Universitária Livre de Manáos, foi um tenente-coronel da Guarda Nacional, engenheiro civil, natural de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Vice-presidente e de Presidente em exercício do Clube da Guarda Nacional do Amazonas. Foi na condição de Presidente que comandou a criação da Escola Militar Prática do Amazonas, junto ao Clube da Guarda Nacional, na sessão de 10 de novembro de 1908. Como relator dos Estatutos, foi o grande responsável pela transformação da Escola Militar na Escola Universitária Livre de Manáos, em 1909, a qual deu origem à UFAM.