Baile e homenagem marcam os 50 anos do curso de Odontologia da Ufam

Na quarta-feira, dia 7, serão realizados dois eventos em comemoração ao Jubileu de Ouro do curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O primeiro será uma homenagem a 66 técnicos e professores que fizeram parte da história do curso. A solenidade acontecerá no auditório Dr. Zerbini da Faculdade de Medicina, localizada na Rua Afonso Pena, 1053, Centro, às 9h.

Confira em anexo a lista de homenageados.

O segundo evento é o baile por adesão, com jantar e apresentação da Banda oficial 80. O baile será realizado no Diamond Convention Center, situado na Avenida do Turismo, 1425, Tarumã, às 20h30. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Breve histórico do curso

Com o estabelecimento da Universidade de Manaós em 1913, vários cursos foram instalados de forma regimental, dentre eles os de Pharmácia e Odontologia. O estudo prático das matérias componentes do curso de Odontologia era realizado em gabinetes odontológicos dos próprios professores e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Manaus e, posteriormente, nos Laboratórios de Prótese e Clínicas Odontológicas. A instituição foi mantida financeiramente pelos grandes produtores de borracha que montaram os cursos com equipamentos vindos da Europa.

Apesar da desestruturação da Universidade de Manáos, em 1926, o curso de Odontologia permaneceu ativo. Em 1º de maio do mesmo ano, os cursos foram agrupados formando a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 21 de dezembro de 1931, através do Ato nº 1.190, do Governador Waldemar Pedrosa, Secretário Geral do Estado, no exercício do cargo de Interventor Federal do Estado do Amazonas, “passou a ser um estabelecimento de ensino superior do Estado” (D.O. nº 10.995, de 21/12/1931). Após a criação da Fundação Universidade do Amazonas, o  curso de Odontologia foi instaurado em 1966, através da Lei nº4.069-A.