Campanha ‘Ufam, Eu Cuido!’ é lançada no ICET

A campanha institucional que visa à sensibilização da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas teve início nesta quinta-feira, 01, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET).

Os eixos temáticos Água e Energia Elétrica, Patrimônio Público, Animais no Campus e Resíduos Sólidos são coordenados por servidores que atuam em áreas afins. Apresentando as equipes estavam a professora Nívea Munin, coordenadora do eixo Água; o professor Hidelbrando Rodrigues pelo eixo Energia Elétrica; o professor Aurélio Zanelato, do eixo Animais no Campus; o técnico-administrativo Adilson Soares, que coordena o eixo Patrimônio Público; e o professor Bruno Morales, pelo eixo Resíduos Sólidos.

Ao lançar a campanha no Instituto, o vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Lima, conclamou o compromisso dos servidores e estudantes do Instituto para cuidar dos recursos e do patrimônio. “Este foi um projeto difícil de ser implantado, mas hoje ele está consolidado graças ao cuidado que temos por ele. A campanha nos ajuda a refletir que é possível cuidar ainda mais do instituto, no dia a dia, com a economia de água e energia elétrica, por exemplo”, ressaltou. Por fim, o professor afirmou que a campanha tem o objetivo de reforçar as relações pessoais para uma atuação colaborativa e comprometida com a Universidade.

O diretor da Unidade Acadêmica, professor Jorge Kanda, explica que a campanha envolve o dia a dia das pessoas e por isso deve ser contínua. “Esta campanha começa hoje e deve ser continuada, porque envolve ações cotidianas. Temos que cuidar do nosso instituto todos os dias, valorizar o 'nosso maior patrimônio' haja vista passamos boa parte do nosso dia aqui. É com imenso prazer que hoje damos inicio a essa jornada”, destacou.

Cada eixo temático foi apresentado ao público que acompanhou a apresentação. Chamaram atenção da plateia os eixos economia de energia e cuidado com o patrimônio público quando apresentaram tabelas com os valores de gastos anuais. Segundo levantamentos preliminares o ICET gasta em torno de 380 mil reais por ano com energia elétrica dos mais de 3 milhões de reais necessários para manter o Campus funcionando no período de um ano.

Ao longo de todas as apresentações ficou manifesto que a responsabilidade de cuidar do nosso espaço deve ser compartilhada por todos e esses pequenos cuidados fazem uma enorme diferença para instituição. Os recursos que vierem a ser economizados com a mudança de atitude podem ser investidos para melhorar a qualidade da educação.

Ao final do evento, por meio de um torneio de perguntas e respostas, a plateia concorreu a kits da campanha.

Texto: ICET - UFAM