Edua lança 14 obras e CAUA inaugura Galeria de Artes no Centro de Convivência

Dois eventos marcaram a tarde desta terça-feira, 29, na Ufam: o lançamento dos livros editados em 2016 pela Editora da Universidade (EDUA) e a abertura da Galeria II do Centro de Artes (CAUA). As solenidades ocorreram no Centro de Convivência, setor Norte do campus, com a presença da reitora, professora Márcia Perales, e do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima.

Obras de diversas áreas de conhecimento foram lançadasObras de diversas áreas de conhecimento foram lançadas

Produção de conhecimento

Este ano, a EDUA publicou 24 livros e nove revistas de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Ontem, foram lançadas 14 obras de diversas áreas do conhecimento, como antropologia, geografia, história e serviço social. Os autores estiveram presentes para a tarde de autógrafos.

Para a diretora da EDUA, professora Suely Marques, o balanço do trabalho realizado em 2016 pela Editora é positivo. “Apesar de todas as adversidades econômicas, conseguimos alcançar nossa meta de publicações, e até ultrapassamos, já que também contamos as revistas”, comemora. “Todas as obras lançadas hoje são de extrema importância, até por conta da temática voltada para a nossa região. E são de excelente qualidade, visto que os profissionais que as escreveram possuem excelente qualificação”, complementa a diretora.

A professora Rosa Mendonça de Brito, que lançou as obras ‘Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento e Problemas e possibilidades da educação escolar indígena na Amazônia’, falou em nome dos autores. “Sabemos que escrever um livro e produzir uma obra não é fácil; a dedicação de cada um que produz é grande. Eu gostaria de dar os parabéns à EDUA, sempre disposta a nos atender e nos ajudar a realizar sonhos, porque cada livro representa um sonho pessoal de ver o conhecimento produzido à disposição da comunidade acadêmica. Também gostaria de parabenizar os colegas autores pelo trabalho e pela luta na construção de conhecimento”, declarou a professora.Autores participaram da tarde de autógrafosAutores participaram da tarde de autógrafos

O vice-reitor também destacou o esforço dos autores para a produção literária. “É uma grande satisfação participar deste momento em que nossos professores e pesquisadores que produziram ao longo de anos têm a oportunidade de publicar suas obras. É um esforço muito grande para produzir trabalhos como esses e gerar conhecimentos; sem esse esforço não conseguiríamos chegar a essas produções. A dedicação e compromisso dos autores são admiráveis, e nós os parabenizamos por isso”, disse o professor Hedinaldo Lima.

A reitora Márcia Perales frisou a importância das obras produzidas para a instituição. “Estas publicações vão além de investimento financeiro. Trata-se daquilo que dá vida à Universidade, que é a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Isso faz que a Ufam possa, por meio do conhecimento produzido, disponibilizar uma série de informações permanentes para a comunidade”, afirmou. “Esse conhecimento tem valor simbólico muito grande, pois é fruto do nosso trabalho e fonte de realização, prazer e criatividade. Ao publicarem, professores e pesquisadores dão visibilidade à instituição, que é construída pelo esforço de cada um de nós”, finalizou a reitora.

Desenlaçamento da nova galeria do CAUADesenlaçamento da nova galeria do CAUA

Expressão cultural

Considerada pelo diretor do Centro de Artes da Ufam, Paulo Simonetti, como “a terceira unidade do CAUA”, a Galeria II foi estabelecida para aproximar as atividades do Centro da comunidade acadêmica.

“O CAUA não tinha um espaço físico no campus. De certa forma, toda a produção estava distante do processo na Universidade. A galeria não vem só para servir de exposição de artes visuais; ela vem fomentar a cultura dentro do espaço universitário”, explicou o diretor.

A abertura da Galeria II foi comemorada com a realização da primeira edição do Dia Cultural – uma programação artística de 12 horas com dança, teatro, música e outras manifestações artísticas. Segundo Paulo Simonetti, a ideia é realizar edições mensais do evento.

Dividida em dois espaços para exposição e mais área para a realização de oficinas, saraus e projeção de filmes, a nova galeria está situada no segundo andar do Centro de Convivência. O funcionamento será das 13h às 17h, aberta à comunidade universitária, como um espaço dinâmico de expressão cultural.